O personagem

Daniel Guimarães
Luiz Felipe Scolari


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 11 de junho de 2000
O PERSONAGEM

Luiz Felipe Scolari

Rodrigo Bueno
     

Nome: LUIZ FELIPE Scolari
Nascimento: Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, 9.nov.1948
Função: técnico
Clube atual: Palmeiras (Brasil)
Clubes em que jogou: Grêmio, Aimoré, Caxias, Novo Hamburgo, Juventude e CSA
Clubes que dirigiu: CSA, Juventude, Brasil de Pelotas, Al Ahly (Arábia Saudita), Pelotas, Grêmio, Goiás, Al Qadisiyah (Kuait), Coritiba, Criciúma, Al Shabab (Arábia Saudita), Jubilo Iwata (Japão) e Palmeiras
Principais títulos: Libertadores da América (1995 e 99), Campeonato Brasileiro (1996), Copa Mercosul (1998) e Copa do Brasil (1991, 94 e 98)

Poucos técnicos brasileiros conseguiram tanto sucesso em competições internacionais como Luiz Felipe Scolari. O técnico gaúcho pode conquistar a sua terceira Libertadores da América neste ano. É o único técnico que venceu a Libertadores por dois times diferentes. Com estilo de trabalho semelhante ao de alguns treinadores argentinos e uruguaios, ele se enquadra no perfil do treinador ‘‘copero’’, aquele que é talhado para competições no estilo mata-mata.
Prova disso é seu sucesso em torneios como a Copa Mercosul e a Copa do Brasil. Desperdiçou por duas vezes a chance de ser campeão do Mundial interclubes, mas conseguiu empatar com o poderoso Ajax de 95 dirigindo um esforçado Grêmio. Teve passagem pelo futebol saudita, onde apenas aprimorou seu pulso forte, sua vocação natural para comandar. Scolari prioriza jogadores de avantajado porte físico, explora todos os lances de bola parada e prefere um jogador médio voluntarioso a um craque com pouca vontade. Seus times não costumam mostrar muita técnica, mas esbanjam raça e disposição. Também oferecem partidas emocionantes. Scolari é também, acima de tudo, um pé-quente. Seu currículo diz tudo. Levar o Palmeiras atual à final da Libertadores já foi um feito.

E-mail: rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:



Leia as colunas anteriores:
23/04/2000 - Superligas
30/04/2000 - Presente e Passado
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"
21/05/2000 - Saem os clubes e entram as seleções
28/05/2000 - Licença para jogar
04/06/2000 - Camisa 10 da seleção