O personagem


Reuters
David Tua


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 9 de junho de 2000

Licença para engordar

Eduardo Ohata
     
Diego Medina


Pode atacar a feijoada da
dona Zuleica. A mensagem,
do presidente da OMB (Organização Mundial de Boxe), o porto-riquenho Francisco Valcarcel, é dirigida a Acelino Freitas, o Popó.

Conhecedor dos sacrifícios por que passa Popó, campeão dos superpenas (limite de 58,968 kg) pe­
la OMB, para dar o peso antes das lutas, Valcarcel disse estar disposto a dar uma mão ao brasileiro para que ele possa deliciar-se sem arrependimentos da tal feijoada.

‘‘Vou recomendar ao comitê classificador da OMB que Freitas passe automaticamente a primeiro do ranking (desafiante obriga- tório) entre os leves (61,236 kg), caso oficialize o desejo de subir de peso’’, disse a esta coluna Valcarcel. ‘‘Claro, ele não poderia perder a luta de sábado (amanhã).’’

Segundo Valcarcel, Popó seria instalado como primeiro do ran­
king por ser um campeão de prestígio. O prazo para o campeão (no caso, Artur Gregorian) realizar uma defesa obrigatória é de nove meses, mas interesses financeiros poderiam fazer com que a luta fosse organizada ainda este ano.

Há tempos Popó vem repetindo que precisa mudar de categoria, até para preservar sua saúde. Recentemente, após afirmar várias
vezes que subiria de peso no próximo ano, definiu que permane- ceria na categoria dos superpenas apenas até o final deste ano.

Até mesmo o seu staff, inicialmente contrário à idéia, começa a se render. Na última terça, o treinador Luis Carlos Dórea reconhe­
ceu que Popó deve fazer só mais três lutas como superpena e subir de peso ‘‘até o final do ano’’.

‘‘Popó sempre tem duas lutas, uma dentro do ringue e outra na balança’’, filosofou o técnico.

O próprio Popó tem a melhor argumentação sobre a situação.
‘‘Você sabe que sempre fui um leve (categoria na qual o baiano foi campeão brasileiro), até que surgiu a oportunidade para dis- putar o título dos superpenas.

Mas não é meu peso natural, perder peso assim não faz bem para a saúde’’, avalia. ‘‘Sei que posso ser campeão entre os leves.’’

E essa polêmica em torno do peso (problema que também afligiu Eder Jofre) de Popó gerou diversas situações constrangedoras.

Em janeiro, na Inglaterra, contou com a tolerância de um fiscal para ficar ligeiramente acima do peso para a defesa de título contra o inglês Barry Jones. E, em março, em São Paulo, teve de recorrer a uma pesagem ‘‘amarelinha’’, como apelidei devido à rapidez do processo, que deixou dúvidas.

No ano passado, a equipe de Anthony ‘‘Maestrito’’ Martinez não gostou do fato de a pesagem de Popó ter ocorrido sem a sua presença, em Salvador. As estadias de Popó em um spa na Bahia
para eliminar o peso também foram bem documentadas.

E hoje, às 18h (de Brasília), o baiano tem outra briga com a ba­
lança, quando acontece a pesagem para a luta de amanhã.

Mas Popó não é o único a fazer uso do expediente de perder peso às vésperas de um combate. Tal hábito é tão comum que a Comissão Atlética de Nevada encomendou um estudo sobre o assunto.

O CMB, por sua vez, formulou regras, que devem ser postas logo
em prática, para diminuir a ocorrência do ‘‘efeito esponja’’.

Por hora, o remédio para Popó é evitar a feijoada de dona Zuleica.



NOTAS

Amador
O destaque da equipe brasileira de boxe amador que venceu o Pré de Buenos Aires nesta semana foi o médio Cleiton Conceição. Desacreditado por ser o menos experiente do grupo (essa era a sua segunda competição internacional), ele nem havia feito estágio em Cuba com os demais atletas, mas garantiu a sua vaga em Sydney-2000.

Profissional 1
Edmilson Lima Santos, filho de Adilson Rodrigues, o Maguila, deve seguir em breve para Miami, nos EUA, para treinar sob os cuidados do legendário Angelo Dundee.

Profissional 2
O pesado David Tua, primeiro do ranking da Federação Internacional, bateu o respeitado Obed Sullivan em 51 segundos, nos EUA. Chamado de ‘‘Novo Tyson’’, enfrenta Lennox Lewis em novembro.




E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

02/06/2000 O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade