Estranhei muito o comportamento
do Mika Hakkinen, mais ainda o do seu carro, na última corrida.
Seu comportamento em pista molhada, a ultrapassagem "cedida"
pelo Coulthard, seu ritmo mais rápido que o do alemão e, mais
ainda, sua inacreditável largada, fez cair logo minha ficha:
não estaria a McLaren número um dotada de controles autônomos
de tração e frenagem?
Eduardo Melloni, Campinas/SP
Largadas como a de Hakkinen em Nurburgring, de fato, causam
estranheza. Mas seria leviano afirmar que a McLaren estaria
fazendo uso de recursos ilegais, ainda mais em começo de temporada.
Todos sabem que as equipes de F-1 vão ao limite do regulamento
e que, por vezes, esse limite ganha alguma nova interpretação.
Todos sabem, também, que as equipes de ponta carregam alguns
segredos em seus softwares e que a própria FIA já reconheceu
sua impotência diante do fato. Mas dada as recentes declarações
de Max Mosley, que chegou a afirmar que um time burlou as
regras no ano passado, é difícil acreditar que qualquer time
se arriscaria a utilizar alguma inovação proibida ou mesmo
de caráter polêmico neste momento. Em geral, times de ponta
exorbitam em começos de temporada, com anuência dos comissários
(vide o episódio dos freios da McLaren, em 1998), ou em final
de temporada, quando a luta pelo título justifica alguns exageros
(como ocorreu no ano passado).
E-mail: mariante@uol.com.br
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