O personagem


All Sports
Antonio Pizzonia


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sábado, 27 de maio de 2000

O COLUNISTA RESPONDE

José Henrique Mariante
     



Estranhei muito o comportamento do Mika Hakkinen, mais ainda o do seu carro, na última corrida. Seu comportamento em pista molhada, a ultrapassagem "cedida" pelo Coulthard, seu ritmo mais rápido que o do alemão e, mais ainda, sua inacreditável largada, fez cair logo minha ficha: não estaria a McLaren número um dotada de controles autônomos de tração e frenagem?
Eduardo Melloni, Campinas/SP

Largadas como a de Hakkinen em Nurburgring, de fato, causam estranheza. Mas seria leviano afirmar que a McLaren estaria fazendo uso de recursos ilegais, ainda mais em começo de temporada. Todos sabem que as equipes de F-1 vão ao limite do regulamento e que, por vezes, esse limite ganha alguma nova interpretação. Todos sabem, também, que as equipes de ponta carregam alguns segredos em seus softwares e que a própria FIA já reconheceu sua impotência diante do fato. Mas dada as recentes declarações de Max Mosley, que chegou a afirmar que um time burlou as regras no ano passado, é difícil acreditar que qualquer time se arriscaria a utilizar alguma inovação proibida ou mesmo de caráter polêmico neste momento. Em geral, times de ponta exorbitam em começos de temporada, com anuência dos comissários (vide o episódio dos freios da McLaren, em 1998), ou em final de temporada, quando a luta pelo título justifica alguns exageros (como ocorreu no ano passado).



E-mail:
mariante@uol.com.br



Leia mais: