O personagem

Daniel Wattfy

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Terça-Feira, 27 de junho de 2000

ACONTECEU NA SEMANA

Melchiades Filho
     


* O Vasco obteve na terça-feira (20/6) em jogo superdramático, encerrado após três prorrogações, a vaga na decisão do Nacional masculino. Na primeira temporada sob o comando do técnico Hélio Rubens, bateu o Franca por 114 a 102 e eliminou o rival em 3 x 2. As finais, disputadas também em melhor de cinco, começaram já na sexta-feira. O Vasco, que tem a melhor defesa do campeonato, largou na frente. De novo na prorrogação, derrotou o Flamengo, o melhor ataque do ano, por 114 a 105. Domingo, simplesmente atropelou os rubro-negros, aplicando um 108 x 88. Oscar foi à loucura com a arbitragem e se disse "enojado" com o basquete brasileiro.

* O Los Angeles Lakers conquistou seu 12º título da NBA, ao derrotar o Indiana Pacers na segunda-feira, por 116 a 111, e fechar em 4 x 2 o playoff decisivo do campeonato. O destaque foi mais uma vez o pivô Shaquille O’Neal, que anotou 41 pontos e 11 rebotes e assegurou o prêmio de melhor jogador das finais. Foi a terceira vez que um atleta levantou os três troféus de "MVP" de uma temporada: All-Star Game, fase de classificação e finais.

* Nos festejos do título, a torcida californiana exagerou: destruiu quatro carros (dois de polícia), depredou vidraças e acendeu várias fogueiras nas ruas próximas ao ginásio Staples Center. Doze pessoas ficaram feridas.

* Isiah Thomas é o mais cotado para assumir o lugar de Larry Bird, que cumpriu a promessa e encerrou sua carreira de treinador. O legendário armador, que foi bicampeão pelo Detroit Pistons, fez fama em Indiana no início da carreira, conduzindo a universidade do Estado a um título nacional. Antes de acertar com os Pacers, porém, Thomas precisa se desfazer da CBA, pequena liga profissional que ele comprou no ano passado.

* Bird, por sua vez, recusou o cargo de vice-presidente do Indiana e confirmou que ficará um ano "no sofá" em sua casa, na Flórida. O cidadão, porém, tem interesse em voltar à NBA, mas como o dono de um time _já fez proposta, dizem que de US$ 400 milhões, pelo Boston.

* Lenny Wilkens, 62, assumiu o comando do Toronto Raptors. Vai ganhar US$ 20 milhões em quatro anos. Ele é o técnico com maior número de vitórias (1.179) na história da NBA, mas só chegou uma vez ao título, com o Seattle, há 21 anos.

* Encerrada a temporada, começou a onda de boatos de transações. A especulação mais intrigante diz respeito à troca de Allen Iverson (Philadelphia) por Eddie Jones (Charlotte). Fala-se ainda em Latrell Sprewell e Marcus Camby (New York) por Grant Hill e Christian Laettner (Detroit). Do campeão Glen Rice (Lakers) por P.J. Brown (Miami). E na volta ao basquete do doidão Bison Dele, que interessa aos Lakers.

* Na WNBA, destaque para o Detroit Shock. O time continua muito ruim, mas foi notícia duas vezes. No domingo (18/6), quebrou o recorde de pontos em um jogo (111 x 74, sobre o Indiana). E, na quarta-feira, a armadora brasileira Claudinha bateu sua marca pessoal, com 16 pontos na vitória diante do New York (67 x 63). Alessandra, por sua vez, jogou só 11 minutos nesta temporada e foi encostada pelo Indiana _oficialmente, devido a uma inflamação no tendão de aquiles.

* Aluísio Ferreira, o Lula, assumiu o cargo de técnico do Ribeirão Preto. Ele também é o treinador da seleção brasileira juvenil.




E-mail: melk@uol.com.br


Leia mais:


Leia as colunas anteriores
:


20/06/2000 - A comunidade e Hollywood
13/06/2000 - Kobe, Schmidt e a fome
06/06/2000 - O homem que nunca ri
30/05/2000 - O inverno paulista
23/05/2000 - A regra do predador
16/05/2000 - A histeria e a hipocrisia
09/05/2000 - A lista dos Romários
02/05/2000 - A Vasco x Vasco + Vasco = ?
25/04/2000 - A temperatura das mãos
18/04/2000 - Joalheria