INFORME PUBLICITÁRIOsegunda-feira, 16 de junho de 2003
 
FORD

Sempre surpreendendo você

Empresa comemora com crescimento seu centenário mundial e os 84 anos de atividades no Brasil

Henry Ford no quadriciclo inventado por ele em 1896

A constituição da Ford, em 16 de junho de 1903, no estado norte-americano de Michigan, é um divisor de águas na história da indústria automobilística. Movido pelo sonho de fazer do automóvel um produto acessível para as multidões, Henry Ford, com o apoio de outros 11 empreendedores, revolucionou a produção e as relações de trabalho, com a adoção de um modelo de produtividade até hoje exemplar para o setor, o Fordismo, que consiste na separação das funções em dois níveis - planejamento e execução - e na segmentação máxima do trabalho, para se alcançar maior produção em menor tempo.

O sucesso dessa fórmula está refletido atualmente, 100 anos após a fundação da Ford, em números. A companhia, segunda maior do mundo no setor automobilístico, atua em 25 países, abriga 106 fábricas e produziu, em 2001, 7 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Detém ainda as marcas Jaguar, Mazda, Volvo, Land Rover, Aston Martin, Mercury e Lincoln.

No Brasil, onde foi a primeira do ramo a se instalar, em 1919, a performance da empresa não é diferente. Sob os pilares do fortalecimento da marca, da renovação da linha de produtos e da reestruturação da rede de distribuidores, a Ford registrou um crescimento de 27,5% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. As exportações, impulsionadas recentemente pelo Novo Fiesta, somaram US$ 143,4 milhões, o que representou um aumento de mais de 100%, também em relação ao primeiro trimestre de 2002. No mercado nacional, a participação da empresa no segmento de automóveis e comerciais leves saltou de 9,28%, em dezembro do ano passado, para 10,5%, em abril deste ano. "O centenário mundial e os 84 anos de Brasil são motivos de orgulho para a companhia. Estamos começando a colher os resultados do lançamento de modelos e dos grandes investimentos que fizemos", afirma o presidente da Ford Motor Company Brasil, Antonio Maciel Neto.

Esses investimentos incluem a construção recente de uma fábrica em Camaçari (BA) - a ponta de lança, no Nordeste, de um novo pólo industrial de desenvolvimento internacional -, o lançamento do Novo Fiesta e do EcoSport e a modernização das fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo, transformadas em centros exportadores de motores e veículos. Atualmente, a Ford Brasil exporta, para diversos países, o Novo Fiesta, o Ka, as pick-ups Courier e F-250 e os caminhões Cargo e Série F. Além deles, integram ainda a mais completa linha do mercado nacional o Fiesta Street Hatch e Sedan, o Focus, o Mondeo e a pick-up Ranger, além de caminhões de três a quatro toneladas.

Sempre surpreendendo você

A revolução de Henry Ford

Uma família de empreendedores

O pioneirismo no Brasil

Por todo o mundo, com várias marcas

Veículos de luxo

Sinônimo de segurança

Imortalizada no cinema

Para a vida

Sintonia com o cliente

Um veículo para cada aventura

Agilidade e beleza

Ousadia nas campanhas

Agilidade nas compras pela Internet

Site superpremiado

Crédito sob medida aos clientes

Socialmente responsável

Presentes de aniversário

Foco na questão ambiental

Sucessos que marcaram época