INFORME PUBLICITÁRIOsegunda-feira, 16 de junho de 2003
 

Agilidade nas compras pela Internet

Um showroom virtual, no site (www.ford.com.br), permite ao consumidor escolher e personalizar dois modelos de automóveis que podem ser comprados diretamente pela Internet: o Novo Fiesta e o Ka One. Com alguns cliques, a partir do link "Compre on-line", são feitas as opções de motorização, cor, acessórios, forma de pagamento -- inclusive financiamento on-line -- e revenda mais próxima para a retirada do veículo. "Essa é uma das principais vantagens que o consumidor tem ao comprar via Internet: poder montar o seu carro exatamente como deseja", afirma Vanderleia Carvalho, coordenadora de e-commerce da empresa no Brasil.Outro atrativo, segundo ela, é o preço: conforme a política adotada pela Ford, os veículos chegam a custar até 7% menos.

Para a companhia, a Internet é um meio de interação com o consumidor. Ela representa uma forma mais barata e rápida de comercializar veículos,pois melhora o controle dos pedidos dos clientes, reduz custos, como o de estoques dos distribuidores, e facilita em muito a vida dos usuários. E é uma alternativa disponível para qualquer região do país. Seja em São Paulo, Recife, Porto Alegre ou em uma pequena cidade do interior do Brasil, só é preciso sair de casa para pegar o carro na concessionária mais próxima. Pela própria web, é possível acompanhar o pedido desde o contrato até a entrega, além de agendar serviços, test drives e receber informações sobre eventos da companhia.No site, o cliente tem acesso ao configurador do veículo, aos preços e a diferentes opções de seguro.Para fazer o pedido de compra,basta preencher o cadastro e pagar um sinal de R$ 1 mil. O carro será entregue em um distribuidor Ford definido pelo consumidor, no prazo médio de 12 dias, dependendo da configuração escolhida.No momento do pedido, o prazo de entrega já é informado.

Interatividade permite montar o carro desejado

A Ford começou a negociar modelos de seus veículos pela Internet em setembro de 2000, quando várias montadoras também adotaram esse tipo de venda. Inicialmente foi oferecido o Fiesta básico e, em seguida, entraram para a lista do comércio on-line o F-250 e o Ka.As vendas eram discretas: variavam entre 200 e 300 veículos mês.Hoje, no entanto, o número chega a 5 mil a cada 30 dias.

A escolha dos modelos comercializados pelo computador segue uma tendência adotada por todas as montadoras. "Há um perfil de consumidor pela Internet. Quem compra carros de alto valor geralmente quer sair com ele na hora, não espera pelo prazo necessário quando a compra é feita por meio do site", explica Vanderleia.

O pagamento poderá ser feito à vista, na entrega do veículo, ou financiado. Se a opção for pela compra a crédito, também está disponível no site um simulador de financiamento da Ford Credit, que informa o valor das prestações de acordo com a entrada, o total financiado e o número de parcelas pretendido.

Distribuidores

É também pela Internet que a companhia mantém todo o seu relacionamento com a rede de distribuidores,na venda de caminhões, automóveis e autopeças.

"Quando a compra pela Internet começou, os distribuidores se sentiram um pouco ameaçados, acharam a alternativa poderia acabar com o seu mercado, mas, com o tempo, perceberam que é justamente o contrário, já que é na loja que o consumidor define a compra", afirma a Vanderleia. Ou seja, muitos consumidores, antes de adquirir o veículo, fazem questão de ir a uma concessionária ver o carro e fazer o test drive.

O site, além disso,pode ser um aliado do distribuidor. Segundo Vanderleia, estima-se que 90% das pessoas que pretendem adquirir um veículo consultem o site da companhia para conhecer melhor as características do carro e fazer comparações.

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