INFORME PUBLICITÁRIOsegunda-feira, 16 de junho de 2003
 

Uma família de empreendedores

Três gerações de homens de negócios: Henry Ford II, Henry Ford e Edsel Ford

Cem anos após sua fundação, a Ford tem no comando um CEO que leva a empresa no nome. William Clay Ford Júnior, desde 2001, é quem decide sobre as estratégias da companhia para dar continuidade a sua história de sucessos. Para ele, uma premissa é fundamental: a de que Ford precisa ajudar o mundo a ser um lugar melhor. Bisneto do fundador da empresa, Willian é o primeiro membro do clã a assumir o comando da companhia em 20 anos. Traz consigo uma idéia que já era adotada por Henry Ford II- que ficou à frente dos negócios de 1945 a 1979, a mais longa gestão de uma empresa privada norte-americana: a de que o conceito de família vai muito além do nome Ford e abrange funcionários, fornecedores, consumidores e distribuidores.

Ainda que a idéia seja de ampliar a família e abrigar pelo menos os 350 mil funcionários ligados a ela, foram os descendentes de Henry Ford quem melhor administraram a empresa, que é comumente usada como exemplo de empreendimento familiar bem sucedido.

Depois do fundador, Henry Ford, que ocupou a presidência de 1906 a 1919, seu filho, Edsel, assumiu a companhia. Desde pequeno, ele esteve envolvido com os negócios do pai e, já com 12 anos, teve seu primeiro automóvel, um modelo "N". Nascido em 6 de novembro de 1893, Edsel é um dos integrantes da célebre foto do primeiro protótipo de veículo feito por Henry Ford, em 1896, um quadriciclo. Edsel ingressou na companhia em 1915, e assumiu a presidência com apenas 26 anos. Conta-se que, em 20 anos à frente da Ford, nunca concedeu uma entrevista coletiva. Preferia trabalhar nos bastidores e, sem aparecer, contribui em muito para o desenvolvimento da companhia, como, por exemplo, ao promover a aquisição da marca da Lincoln e a criação da Mercury. Ele também foi responsável por inovações tecnológicas, como o freio hidráulico. Interessado por aviões, incentivou a Ford a investir no setor. Em 1926, um avião Ford Trimotor, denominado Josephine, foi usado pelo almirante Richard Byrd para sobrevoar, pela primeira vez, em companhia do piloto Floyd Benett, o pólo norte.

Em 1927, Edsel foi responsável por outra transformação significativa na vida da companhia: a introdução de novas cores para os automóveis, já que, até então, todos eram pretos. Durante a Segunda Guerra, a Ford teve de abdicar da produção de veículos e passou a fornecer material para o exército norte-americano: fabricou nada menos que 8,6 mil bombardeiros, 57 mil peças para aviões, 280 mil jeeps, tanques e outros veículos de combate. Ele permaneceu no comando da Ford até 1943. Dois anos depois, seu filho, Henry Ford II, foi eleito presidente da companhia.

O neto de Henry Ford mostrou interesse pelos negócios da família desde cedo. Assumiu a Ford com 28 anos e com uma visão estratégica inovadora: a de descentralização do poder. Dizem que seu sucesso no comando não se deve apenas à sua capacidade de liderança, mas também ao discernimento para contratar líderes. Henry Ford II foi responsável pela ampliação e construção de novas plantas e investiu em centros de pesquisa e engenharia. Carismático, foi chamado várias vezes para coordenar discussões entre empresários norte-americanos. O presidente Lyndon Johnson o convocou para coordenar a National Alliance of Businessmen, em 1968. Henry Ford II também sempre foi preocupado em contribuir com causas sociais e com o desenvolvimento do país: em 1978 doou US$ 1 milhão para o Martin Luther King for Social Change Institute. E foi o precursor d e uma série de medidas que seriam seguidas em várias partes do mundo, como a inclusão de minorias - no caso, afro-americanos. Ele permaneceu à frente da companhia até 1979 e manteve-se na empresa até 1987, quando faleceu.

O atual presidente, William Clay Ford Jr., herdou muitos dos preceitos de Henry Ford II. Diz, sempre, que a empresa precisa ter cuidados com o meio ambiente e contribuir com a sociedade. Ele começou a trabalhar na Ford em 1979. Em 1998 foi eleito chairman e em 2001, chegou ao cargo máximo.

Henry Ford

O homem que revolucionou a indústria nasceu no meio rural. Desde pequeno, no entanto, mostrava fascinação por máquinas. Conta-se que, quando completou 13 anos, conseguiu montar um relógio. Aliás, era famoso entre os vizinhos por conseguir consertar os deles.

Foi em 1896 que Henry Ford construiu o primeiro protótipo de um carro, um quadriciclo motorizado, que só pôde sair da garagem depois que uma parede foi derrubada. Apenas sete anos depois, junto com outros 11 empreendedores, criou a companhia que leva seu nome até hoje e que tornou o carro um artigo para as massas, ao introduzir a produção em série no cenário internacional. Ford era um homem genial, mas também genioso. Foi sua insistência, contrariando outros parceiros investidores, que fez com que a empresa passasse a fabricar um automóvel acessível às classes populares. Com o Ford T, lançado em 1908, conseguiu esse objetivo. Nove anos depois de fundada, a Ford, graças ao trabalho de Henry, já tinha nada menos do que 7 mil revendedores espalhados nos Estados Unidos.

Ford ldeixou a presidência da empresa em 1919, mas esteve presente nas tomadas de decisões dela até se aposentar, em 1946. Morreu dois anos depois.

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