INFORME PUBLICITÁRIOsegunda-feira, 16 de junho de 2003
 

Foco na questão ambiental

A Ford mantém seu compromisso com o desenvolvimento sustentável,por meio de ações de proteção e conservação da saúde e do meio ambiente, baseadas em uma série de princípios, expressos em uma Carta de Política, assinada em outubro de 1989. O primeiro deles diz respeito à importância dessa proteção nas decisões dos negócios,ou seja,a empresa considera as conseqüências para a saúde e o meio ambiente, assim como os requisitos regulatórios, partes de seu processo de planejamento. Dessa forma,produtos, serviços, processo e fábricas são planejados e operados para incorporar objetivos e metas periodicamente revisados,de forma a minimizar os resíduos,a poluição e qualquer impacto adverso na saúde ou no meio ambiente.

No Brasil, a responsabilidade assumida pela companhia está disseminada em suas fábricas: todas possuem a certificação ISO 14000.Mas a Ford vai além do cumprimento das exigências legais. Em todas as suas unidades no país – Taubaté, São Bernardo do Campo,Complexo Industrial Ford Nordeste e Campo de Provas de Tatuí –, a empresa trata a água utilizada no processo de pintura dos veículos, reciclando- a e reutilizando-a.A reciclagem de materiais também é incentivada. Em Taubaté, por exemplo, os resíduos da usinagem de peças para a transmissão são reciclados por parceiros da Ford, o que evita a poluição. Além disso, em todas as fábricas há reciclagem de papel e latas de alumínio e o uso consciente de água e de energia.

É a unidade de Camaçari, no entanto, o maior exemplo de como uma indústria pode ser ecologicamente correta.O Complexo Industrial Ford Nordeste foi projetado de acordo com os mais rigorosos conceitos de conservação ambiental.Todos os resíduos e efluentes são tratados e reutilizados, em um sistema auto-sustentável. O esgoto e a água poluída produzida pela fábrica são encaminhados para estações ecológicas com plantações de arroz e taboa.Essas plantas filtram os resíduos, devolvendo a água purifi- cada ao solo, que é reutilizada pelo Complexo. A Ford realiza, ainda, a coleta seletiva de lixo, faz captação da água da chuva em três lagos e está reflorestando 7 milhões de metros quadrados, dentro e fora do Complexo, com espécies nativas da região.

Conservação

A Ford mantém uma parceria com a Conservation Internacional – uma organização não-governamental criada em 1987,nos Estados Unidos,representada em 30 países –,para atuar nas diversas iniciativas mundiais de conservação ambiental.O principal objetivo da entidade é buscar estratégias que promovam o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis, compatíveis com a proteção dos ecossistemas naturais, mas considerando as realidades e necessidades locais. A ONG existe no Brasil desde 1988 e, em 1990, transformou-se em entidade nacional autônoma, o Instituto Conservation Internacional do Brasil (CI do Brasil),reconhecido, em 1997,como de utilidade utilidade pública federal.A parceria da Ford com a CI tem rendido frutos.Confira alguns deles.

Fazenda Rio Negro – Situada no Pantanal e transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural, preserva inúmeras espécies vegetais e animais e é utilizada como centro de pesquisa.

Ecoparque de Una – Reserva Particular do Patrimônio Natural, preserva uma área de cerca de 400 hectares de Mata Atlântica e figura como exemplo de alternativa econômica sustentável, em substituição às práticas destrutivas das florestas.

Complexo Marinho de Abrolhos – Proteção à maior área de ocorrência de recifes de coral do Atlântico Sul.

Projeto Integrado de Educação e Recuperação da Mata Atlântica – Do leste de Minas Gerais ao Espírito Santo, busca conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade e preservação dos recursos.

Ato Xingu – Criação de alternativas econômicas para a conservação dos ecossistemas dessa região da Amazônia, com foco em pesquisas.

Premiação

Outra iniciativa da Ford com a CI foi a criação, em 1996, do Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental,destinado a encorajar projetos de proteção à natureza e à biodiversidade. O Prêmio inclui as categorias: Conquista Individual ,Negócios em Conservação, Ciência e Formação de Recursos Humanos, Iniciativa do Ano em Conservação, e Ambiental.

Sempre surpreendendo você

A revolução de Henry Ford

Uma família de empreendedores

O pioneirismo no Brasil

Por todo o mundo, com várias marcas

Veículos de luxo

Sinônimo de segurança

Imortalizada no cinema

Para a vida

Sintonia com o cliente

Um veículo para cada aventura

Agilidade e beleza

Ousadia nas campanhas

Agilidade nas compras pela Internet

Site superpremiado

Crédito sob medida aos clientes

Socialmente responsável

Presentes de aniversário

Foco na questão ambiental

Sucessos que marcaram época