INFORME PUBLICITÁRIOsegunda-feira, 16 de junho de 2003
 

Sucessos que marcaram época

Acelerar a 55 km por hora era luxo no início do século XX. E quem permitiu isso foi modelo T, lançado pela Ford em 1908. O carro não foi apenas o ponto de partida da conquista do mundo pela empresa, mas também o veículo que revolucionou a indústria, por ser o primeiro fabricado em série. Durante 19 anos, o total de unidades comercializadas foi 15 milhões. O preço foi uma das razões do sucesso: ele chegou a ser comercializado por US$ 269. Uma das características do modelo é que o consumidor o encontrava apenas numa cor: preta.

Além do T, outros modelos da Ford deixaram saudades. Confira, a seguir, os principais deles.

Galaxie - O veículo foi lançado em 1967 no Brasil e produzido até 1983. Foi o primeiro carro de luxo de grande porte e com a mais alta tecnologia existente na época. Uma das inovações dele foi a direção hidráulica. Além disso, o conforto e o espaço interno (acomoda até oito passageiros) eram inigualáveis. Em 1971 surgiu o Landau, que, a partir de 1979, foi o único tipo de Galaxie produzido. Sua fabricação foi encerrada em 1983, quando já haviam sido produzidos 77.850 Galaxie.

Corcel - Foi o primeiro veículo médio com tração dianteira fabricado no país, apresentado aos brasileiros em 1968, no VI Salão do Automóvel, um ano antes de seu lançamento oficial. O sucesso foi grande: já no seu primeiro mês de produção foram vendidas 4,5 mil unidades. O carro, em pouco tempo, ganhou duas novas versões: o cupê e a Belina. Em 1977, o Corcel passou a ser mais reto e moderno e, três anos depois, podia ser encontrado na versão a álcool. Para completar a linha do Corcel, um veículo que seguia seus traços mas apresentava carroceria foi introduzido no mercado: a Pampa. A camioneta ganhou tração 4x4 em 1984. Em 21 de julho de 1986, o último Corcel foi produzido em São Bernardo do Campo. A Pampa continuou sendo produzida até 1996.

Escort - O veículo nasceu em 17 de janeiro de 1968, quando foi apresentado ao público, na Inglaterra. Já em sua segunda geração, em 1981, foi eleito o "carro do ano" na Europa. Dois anos mais tarde, chegou ao Brasil, tornando-se o primeiro automóvel de plataforma mundial da Ford a ser produzido no país. Em 1992, o modelo passou por uma grande reformulação de design, alcançando a segunda geração no Brasil e a quarta no mundo. Um ano mais tarde, foi criada a categoria de carro popular e a Ford lançou o Escort Hobby. A partir de 1996, a fabricação deixou de ser feita no país, que recebia os carros da Argentina.

Fiesta - Chegou ao mercado brasileiro em 1996, mas já roda por outras partes do mundo dede 1976. Hoje, com seu novo modelo, é o carro-chefe das vendas da companhia no Brasil. Em 1996, quando completou duas décadas no mercado, o modelo era líder de vendas na Europa, há quatro anos na Espanha, há 12 na Alemanha e há 19 na Inglaterra, tendo sido comercializadas pelo menos 8,5 milhões de unidades. O Fiesta começou a ser fabricado no Brasil há cinco anos e só entre janeiro e abril deste ano, cerca de 24 mil unidades foram vendidas.

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