INFORME PUBLICITÁRIOsegunda-feira, 16 de junho de 2003
 

Socialmente responsável

De olho no futuro, Ford assume seu compromisso com a sociedade

Ford investe na educação e no futuro das crianças brasileiras

Para a Ford, responsabilidade social não é uma preocupação recente. Ela está expressa no dia-adia da companhia desde a sua fundação e se traduz no desenvolvimento de um grande número de projetos e campanhas, entre eles o Ajuda Brasil,associação civil que facilita o encontro, pela Internet, de potenciais doadores e/ou voluntários com entidades que necessitam de apoio. Por intermédio do site (www.ajudabrasil. org) bens, dinheiro ou tempo podem ser doados às comunidades carentes.

Saúde

Na área da saúde, a empresa mantém o Odontomóvel, um consultório odontológico instalado sobre o chassi de um Ford Cargo, que circula pelo país prestando assistência odontológica aos caminhoneiros e a seus familiares, e levando informações, em palestras realizadas em escolas públicas. Estacionado em postos de gasolina das estradas, as equipes do Ondontomóvel também realizam um trabalho de conscientização da necessidade da correta higiene bucal e promovem a distribuição de kits contendo escova de dentes, creme e fio dental. Em um ano de atividade, o consultório móvel percorreu cerca de 17 mil quilômetros e atendeu mais de 1,3 mil pessoas. Fruto desse trabalho, o projeto Sorrindo com a Ford recupera o sorriso dos caminhoneiros e impede que sofram as conseqüências das dores de dente, como o consumo de analgésico, por exemplo, que provoca sonolência.

Para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência mental, a Ford apóia o Projeto Avape(Associação para a Valorização e Promoção dos Excepcionais),em que os assistidos são indicados pela entidade para a realização de serviços de jardinagem e paisagismo nas fábricas da companhia em São Bernardo,Taubaté,São Paulo e Tatuí.Além disso,a Ford destina recursos para o atendimento de 1 milhão de jovens excepcionais, nos 50 postos médicos próprios e coveniados à Avape.

A empresa também contribui anualmente com a Casa de David, entidade que abriga 380 de- ficientes físicos e mentais de várias idades. Esse apoio permitiu grandes melhorias na qualidade de vida dos internos, incluindo reforma de dois pavilhões da sede da instituição e a distribuição de filmes para divulgar o trabalho a outras empresas.

Além das duas entidades, a companhia também contribui com a manutenção da Creche São Francisco de Assis, em São Bernardo do Campo, que atente 80 crianças carentes da comunidade local, e com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que oferece a menores carentes alimentação, educação básica e lazer.

Educação

Duas iniciativas apoiadas pela Ford incentivam a educação por meio da música: o Projeto Guri, desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo,para promover o ensino de música para crianças e jovens carentes, e o Projeto Corporação Musical Banda Lyra de Mauá, mantenedora da banda, formada por 150 jovens carentes da região do ABC, que buscam a integração social com a participação em torneios e a apresentação em eventos promovidos pela empresa.

Além disso, a Ford patrocina, no programa Alfabetização Solidária, a alfabetização mensal de 250 alunos da cidade de Poço Redondo (SE) – região escolhida por apresentar um dos índices mais altos de analfabetismo do país.Com o projeto MOVA(Movimento de Alfabetização), desenvolvido com o Sindicato dos Metalúrgicos e prefeituras da região do ABC paulista, a Ford contribui na manutenção de 50 salas de aulas na comunidade, destinadas à alfabetização anual de mil jovens e adultos.

A companhia também é um dos principais parceiros do Projeto Meu Guri,de iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, para a construção de uma sede que garanta moradia, alimentação, educação, lazer e assistência médica a 120 crianças a partir de três anos de idade.

No apoio ao ensino infantil, a empresa mantém o Projeto Mapa- Múndi nas Escolas, em parceria com a revista Horizonte Geográfi- co, que tem como objetivo a distribuição de 25 mil mapas-múndi e guias de atividades para professores das escolas de todos os municípios da Bahia e de Sergipe.

Contribui, ainda, com a manutenção do Centro de Capacitação Profissional Henry Ford, criado por iniciativa do Comitê dos Trabalhadores da Ford, que promove o ensino de mecânica, eletricidade veicular e informática a jovens de 14 a 17 anos, em turmas de 170 alunos.Por intermédio de um convênio com a Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif), os jovens diplomados são encaminhados para colocação profissional nos Distribuidores Ford.

Na fábrica de Taubaté, desde o início de 1999,está em andamento também o Projeto Escola de Informática, que promove cursos para jovens e adultos carentes da comunidade, e também atende deficientes visuais. Criado pelo Comitê de Cidadania dos Trabalhadores da Ford Taubaté, em parceria com a empresa, com a Fundação Bradesco e com fornecedores locais,o projeto forma 80 alunos a cada semestre.

Sempre surpreendendo você

A revolução de Henry Ford

Uma família de empreendedores

O pioneirismo no Brasil

Por todo o mundo, com várias marcas

Veículos de luxo

Sinônimo de segurança

Imortalizada no cinema

Para a vida

Sintonia com o cliente

Um veículo para cada aventura

Agilidade e beleza

Ousadia nas campanhas

Agilidade nas compras pela Internet

Site superpremiado

Crédito sob medida aos clientes

Socialmente responsável

Presentes de aniversário

Foco na questão ambiental

Sucessos que marcaram época