INFORME PUBLICITÁRIO | segunda-feira, 16 de junho de 2003 |
Ousadia nas campanhasPresidente da empresa destaca o compromisso com a qualidade
A campanha publicitária mais ousada e bem-sucedida da Ford nos seus mais de 80 anos de presença no Brasil teve a participação direta do presidente da empresa, Antonio Maciel Neto. Em quatro momentos, de setembro de 2001 até o início de 2003,ele assumiu papel de principal propagandista da marca, em um claro compromisso com a qualidade dos modelos Ford e com o país. Com o tema "Deixe um Ford surpreender você",ele desafiou os consumidores a fazerem um test drive dos veículos e ofereceu R$ 100 de desconto na compra de um Ford ou o mesmo valor, em dinheiro, caso, depois do teste, a opção fosse por outra marca. O filme fez parte da campanha "UAU!, A Retomada da Ford no Brasil", desenvolvida pela agência J Walter Thompson. Ela unia a expressão utilizada para transmitir a sensação que se tem ao dirigir um veículo da Ford e marcar a mudança no posicionamento da empresa -- que se preparava para o início das atividades de sua nova fábrica em Camaçari e para o lançamento do primeiro veículo do Projeto Amazon.Os anúncios estiveram presentes na televisão, em revistas,outdoors e mobiliário urbano,nas principais capitais do país.A campanha não ficou limitada à publicidade,mas conjugou a ação de várias áreas da companhia, para transmitir a nova imagem a seus diversos públicos. Entre setembro de 2001 e agosto de 2002, a campanha "UAU!" foi responsável pelo aumento do índice de lembrança da marca pelos consumidores, de 35% para 69%. A participação da empresa no setor automobilístico brasileiro passou de 6,6% para 11,3%,e o fluxo de consumidores nas revendas aumentou 40%,por conta do convite para o test drive. A campanha prosseguiu por várias fases. Na segunda,Maciel apresentou imagens do Complexo Industrial Ford Nordeste. Na seqüência, com o slogan "Ganhe seu Ford no grito", a empresa entregou dez Ford Ka a consumidores que fizeram test drive em uma concessionária e conseguiram sustentar por mais tempo o grito "UAU!".No início de 2002,Maciel voltou à tevê para oferecer financiamento em 50 meses, com entrada de R$ 900,00,um valor praticamente simbólico, independentemente do preço do veículo. Em junho de 2002, ele apresentou o Novo Fiesta, com o filme "Escolhas". Iniciada em 19 de maio, com os teasers do carro,na televisão, a campanha coincidiu com mais quatro grandes novidades: o lançamento oficial do modelo para o público, o início da produção na nova fábrica, o sistema de vendas pela Internet e um financiamento exclusivo para o produto. No filme, o carro percorre uma estrada até chegar a uma bifurcação. Nesse ponto, simbolicamente, destaca que o consumidor brasileiro faz inúmeras escolhas em sua vida. Em janeiro de 2003,para estreitar ainda mais seu relacionamento com os consumidores, o presidente da empresa lançou o "Desafio em dobro". Com a linha de veículos renovada,depois de lançamentos como o Novo Fiesta, a Ranger 2.8L e o Focus automático, a montadora reforçou a confiança em seus produtos e "dobrou" o valor da proposta: depois de fazer um test drive em um Ford, se o consumidor optasse por adquirir um veículo de outra marca, receberia R$ 200. |
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