Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Animações ensinam crianças sobre a importância da paciência

Conheça quatro filmes que mostram que é fundamental saber esperar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já faz quase um ano que todo mundo tem saído menos de casa, por causa da pandemia. E, quando dá para passear um pouco lá fora, é sempre usando máscara e passando álcool gel nas mãos, para se proteger do vírus. Haja paciência.

Aliás, você sabe o que significa ser paciente? Tem o paciente do hospital, por exemplo, que é quando alguém fica doente e precisa dos cuidados de um médico. Mas tem o paciente que é aquela pessoa que consegue manter a calma e esperar por alguma coisa, mesmo que ela demore ou seja difícil de chegar.

E, se durante a quarentena, tem sido preciso exercitar a paciência mais do que nunca, uma boa alternativa é fazer isso aproveitando para aprender como foi que outras pessoas lidaram com momentos em que as coisas não saíram exatamente no ritmo que elas esperavam.

Há vários filmes que, de alguma maneira, falam da paciência. Aqui estão quatro sugestões de animações que têm este tema, tanto longas quanto curtas metragem, voltadas para crianças e adultos assistirem juntos, e treinarem a paciência só mais um pouquinho.

Cena de "Lava", animação da Disney de 2015 - Reprodução

Lava (Disney+)

Uku é um vulcão com cara de gente, que vive sozinho no oceano Pacífico. Ele sonha em um dia ter alguém para amar, exatamente como fazem os casais de golfinhos que aparecem para brincar na sua frente. Inspirado no seu desejo, ele canta uma canção todos os dias, ao longo de milhares de anos. Um dia, ele começa a afundar na água, porque está perto da extinção – é quando ele descobre que não esteve sozinho por esse tempo todo. Mas, mesmo com essa felicidade repentina, as coisas para Uku talvez não saiam como ele espera. “Lava” é um curta-metragem de 2014, da Pixar, e que traz uma das canções mais singelas do cinema desta década.

EUA, 2015. Direção: James Ford Murphy. Duração: 7 minutos.

Animação "Klaus", da Netflix, que fala sobre paciência e perseverança - Divulgação/Netflix

Klaus (Netflix)

Um jovem muito mimado e mal-educado, filho de uma família muito rica, é enviado por seu pai para a cidade de Smeerenburg, no polo ártico, onde deve trabalhar em uma agência do serviço postal. Lá, nesta ilha escura e coberta de neve todos os dias do ano, ele vai precisar não só pensar um pouco sobre a vida e sobre seu comportamento, mas também vai ter que correr contra o tempo para conseguir 6.000 cartas em um ano. O que o jovem não imagina é que, neste lugar, as pessoas não só não se correspondem – elas também se detestam! “Klaus” é uma animação baseada na história do Papai Noel, fazendo uma adaptação sobre como o bom velhinho teria surgido, e o porquê de ele entregar presentes para crianças do mundo inteiro no Natal.

Espanha, 2019. Direção: Sergio Pablos. Duração: 1 hora e 38 minutos.

Cena da animação "Vida de Inseto", em que duas formigas interagem
Cena da animação "Vida de Inseto", em que o protagonista tem problemas sérios por tentar apressar as coisas - Divulgação

Vida de Inseto (Disney+ e Microsoft)

Todos os anos é exigido das formigas desta colônia que juntem comida não só para elas, mas também para os gafanhotos, que antes do inverno passam para coletar os alimentos. Se isso não acontecer, eles garantem: vão atacar o formigueiro sem dó. Pensando em facilitar o árduo trabalho de todos os seus amigos, a formiga Flik, um inventor meio atrapalhado, cria um protótipo de serra que deve agilizar o processo de colher grãos e folhas. Só que tudo dá muito errado, e Flik acaba prejudicando a colônia, o que o leva a ser expulso. Agora, vai ser preciso ter muita paciência para reconquistar a confiança de todos, e ainda resolver o problema da alimentação.

EUA, 1998. Direção: John Lasseter. Duração: 1 hora e 36 minutos.

Menino e senhor estão dentro de um barco, em uma noite escura. O menino olha para o céu, surpreso
Curta "La Luna" fala de paciência e da relação das crianças com a profissão da família - Reprodução

La Luna (Disney+)

Esta é a história de um garotinho que vai trabalhar com seu pai e seu avô pela primeira vez. Depois de navegarem por um tempo, os três esperam sentados em um barquinho, sem dizer uma única palavra um para o outro – a ideia ali é ter paciência e aguardar. No momento certo, eles então apoiam uma escada, e começam a subir em direção a uma grande surpresa. Lá em cima, o menino vai descobrir muito a respeito dos seus antecessores, e também vai ensinar algo importante para eles.

EUA, 2011. Direção: Enrico Casarosa. Duração: 6 minutos e 53 segundos.


DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça estes textos para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.