Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Os adultos finalmente descobriram que Mundo Bita é legal (demorou!)

Criadores de 'Fazendinha' e outros hits viram assuntos nas redes e ganham parceiros famosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Fazendinha" precisou tocar muitas, mas muuuuitas vezes, até que finalmente acontecesse o que todo mundo imaginava que um dia aconteceria: agora, além das crianças, os adultos também viraram fãs de Mundo Bita, a banda brasileira formada há pouco mais de uma década em Recife.

Os versos que cantam a história do cavalinho que já pulou da cama, do pintinho sem pijama e de seus amigos rurais grudaram na cabeça das famílias, e tem gente grande falando sobre eles e sobre vários outros escritos do Bita até mesmo em conversas de internet.

Músicos famosos como Caetano Veloso, Nando Reis, Emicida e Carlinhos Brown gravaram com o Mundo Bita - Divulgação

No Twitter, Ivan Mizanzuk tem mais de 166 mil seguidores. Imagina-se que vários deles tenham começado a acompanhar o que Ivan escreve depois que ele ficou muito famoso entre os adultos fazendo um podcast de investigação, com 36 episódios. Antes disso, ele trabalhava como professor universitário.

Pois foi para entre esse tanto de gente que Ivan comentou, por meio de um post, que acha Mundo Bita legal demais (originalmente ele usou um palavrão que às vezes mães e pais usam quando estão empolgados com alguma coisa).

"Fico impressionado com o nível de produção em tudo", complementou o podcaster. Foi o suficiente para gerar mais de mil comentários, mais de. 2.200 retweets (que é quando alguém publica no seu perfil o que outra pessoa escreveu) e 27.200 curtidas.

Theo Marques-04.mai.2021/UOL. Ivan Mizanzuk, com o filho Nicolas - Theo Marques/UOL

"O mais engraçado é que, além dos bebês, os pais também curtem as músicas. Algumas delas até mais que os bebês", comentou Richard Oliveira. "Quando você menos percebe, está escutando as músicas e o neném nem está por perto pra ouvir", concordou João Nunes.

O seguidor Enzo Ferraro também ficou animado com o debate: "Mano, sim! As músicas são muito gostosinhas, e os clipes, extremamente bem feitos. ‘Fazendinha’ é meu despertador, e não é nem zoeira", escreveu. E Fer Machado, por sua vez, contou que canta "Fazendinha" com os amigos do trabalho.

"Confesso que não imaginava que ia ter tanta gente falando", diz Ivan Mizanzuk, o dono do post. "Mas acho que os adultos gostam porque é uma produção bem feita e que respeita muito a criança, não acha que a criança merece ouvir qualquer coisa."

Ivan é pai do Nicolas, de um ano e três meses. Ele explica que, junto da esposa, sempre procurou músicas para ouvir no carro, enquanto dirigiam pela cidade de Curitiba, onde moram.

"Ele ficava irritado com algumas, e outras deixavam ele mais tranquilo. Começamos com Galinha Pintadinha e Palavra Cantada, e, um dia, alguém falou de Mundo Bita. De cara fiquei impressionado. Os outros são legais e divertidos, mas ali tem algo especial", opina.

Enquanto Nicolas fica hipnotizado, segundo Ivan conta, seus pais curtem tudo, mas especialmente as letras das canções. "Fico pensando ‘que letra bonita’, sempre com umas coisinhas simples, falando da bagunça que começa no quarto e termina na varanda, por exemplo", diz.

Atualmente, a música favorita de Nicolas é "Feito Jacaré". A de Ivan, a "Troca Roupa". "A dancinha é uma graça e a gente faz pro Nico", conta o pai dedicado.

Adultos músicos, e até bem famosos, também descobriram Mundo Bita, e, de tanto que gostaram, resolveram gravar com eles versões de músicas suas conhecidas. Entre eles estão Milton Nascimento, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Alceu Valença e, mais recentemente, Caetano Veloso, que cantou "O Leãozinho", canção que ele compôs nos anos 1970.

Caetano conta que conheceu a banda por causa do seu neto de um ano e meio. "Suponho que filhos e netos levem seus pais e avós a amar coisas. Pra mim, é parte da felicidade possível ver Mundo Bita com Benjamim", celebra.

"Cantei 'O Leãozinho' sobre uma base criada pela equipe do Bita. Eles fizeram a adaptação e criaram o desenho. A melhor coisa foi ver Benjamim essa semana pegar um pano azul e pôr na costas e dizer 'Bita!, relembrando minha imagem com a capa de mágico no desenho."

Chaps Melo, fundador do Mundo Bita, explica que, para escolher quem vai cantar com eles, busca pessoas que têm "um olhar da criança", curioso.

O desenho Mundo Bita
O desenho Mundo Bita - Divulgação

"Acho que o jeito que a gente escreve é um jeito que não subestima o pensamento da criançada", diz. "Além disso, é uma música que fala pra criança do nosso tempo, não é um conteúdo feito em outra época. Sei que, quando a criança cresce, ela busca outras coisas além do Mundo Bita, mas o adulto não consegue se desfazer", brinca.

A música preferida de Tom, de 3 anos, é "Viajar pelo Safari". "Porque tem jipe", ele explica. "E a mamãe gosta daquela da árvore que o Mundo Bita esconde", diz, se referindo à "Venha Ver Como É Verde na Floresta".

A mamãe do Tom, Fernanda de Almeida, acha que o segredo para os adultos gostarem tanto da banda está nos vários estilos e instrumentos. "E eu amo as letras. Às vezes as músicas infantis são muito repetitivas, mas Mundo Bita leva a gente para uma referência de música que a gente mesmo escuta. Eu deixaria tocando sem nem perceber que é música de criança", compara.

Carlinhos Brown, dos Tribalistas e jurado do programa The Voice, gravou uma versão de "Velha Infância" com Mundo Bita —aquela música que fala que "meu melhor amigo é o meu amor".

.
Carlinhos Brown e Mundo Bita - Divulgação

"O Mundo Bita é um movimento potente que agrada pais e filhos. É muito bonito esse recompilatório que traz à tona músicas que não são ‘tatibitati’ para crianças, tem qualidade e pureza infantil", avalia Brown.

"É muito bom participar de tudo isso, e ao mesmo tempo vivenciar isso em família. É bom ser adulto e retomar essa criança interna, principalmente quando a gente admira e se vê no trabalho."

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.