Ônibus temático com floresta dentro vai levar educação ambiental a crianças

Veterinária Manu Karsten criou o Jungle Truck e quer visitar escolas e comunidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Era uma vez um ônibus que, por 20 anos, transportou muitas pessoas de um lado ao outro do país. Reuniu filhos e pais, apresentou amigos, até que chegou a hora de se aposentar.

Só que, no caso deste ônibus aqui, essa aposentadoria tem pouco a ver com descanso e muito a ver com responsabilidade. O Jungle Truck, nome oficial do veículo, assume agora a função de educar muitas e muitas crianças a respeito do meio ambiente e de sua preservação.

Ele é um projeto da veterinária paulista Manu Karsten, que pretende alcançar até mesmo os lugares mais longínquos de São Paulo com seu ônibus temático, todo pintado à mão.

Manu Karsten e o Jungle Truck - Rubens Cavallari/Folhapress

"Dentro dele não tem nenhum banco, tiramos tudo e fizemos uma floresta cenográfica. Fizemos a textura de plantas da Amazônia, tem fezes cenográficas de animais, o exoesqueleto do escorpião, sonorização com a vocalização do lobo-guará, tem as pegadas da onça pintada. E tem um tronco caído com fungos!", conta Manu.

Ela explica que as crianças que visitarem o Jungle Truck entrarão nele com lanternas e lupas. "São os detetives da natureza", define a veterinária.

A ideia do Jungle Truck veio depois que Manu inaugurou o espaço Na Floresta, um espaço também de educação ambiental instalado em uma escola de São Paulo. "A gente recebe visitas de crianças em grupos, mas, depois da pandemia, ele ficou pequenininho, mais customizado, e recebe família por família", diz.

Com a falta de condições de receber muita gente no atual espaço combinado ao interesse cada vez maior do público, especialmente de professores e alunos de colégios paulistanos, Manu entendeu que precisaria de mais.

"Pensei que poderia fazer um ônibus cenográfico em que eu levasse várias barracas junto e compusesse aulas. Para falar, por exemplo, sobre como interpretar as expressões dos animais, qual a melhor maneira de interagir sem ferir o espaço deles", lembra.

"Ou então estudar, a partir do cocô de um bicho, o caminho inverso da comida e descobrir de que animal é aquele cocô, que tipo de intestino ele tem, que tipo de dente. Como se fosse um universo investigativo atrás de respostas."

Manu lembra que, com a grande ocupação urbana atual, é comum que muitas crianças nunca tenham chegado perto de animais antes, excetuando-se, claro, os animais domésticos. "Algumas nunca pegaram na terra", completa.

"E eu não consigo cuidar daquilo que não conheço. Até posso falar que me importo com a preservação da natureza, mas se não sei o que ela é, isso não vai ser verdade. Mas, se eu entro no ônibus e sinto um pouco do que é estar no mato, posso aprender a amar e a ouvir a natureza. É uma reconexão."

Com o Jungle Truck, Manu quer visitar comunidades afastadas do centro e de baixa renda -para que isso aconteça, precisa contar com o apoio de parceiros que viabilizem o projeto. Uma ideia é que escolas particulares, por exemplo, contratem diárias do Jungle Truck e, com a verba desse contrato, Manu possa levar o ônibus a uma escola pública.

"Vou customizar cada visita com o tipo de educação de acordo com as demandas da região que eu visitar. Podemos falar de mananciais, da importância da água, de pragas, por que existem tantos escorpiões, por que tem tantos morcegos naquele lugar etc.", adianta Manu. "E vou fazer tudo isso levando até eles o lúdico, que é o nosso ônibus.

Jungle Truck. Orçamentos e contratos no (11) 3032-4981 e (11) 99744-0714, ou no jungletruck@nafloresta.bio.br. Na Floresta instagram.com/nafloresta.sp, e www.nafloresta.bio.br.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.