Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Festival de cinema acessível tem filmes para crianças que não ouvem e não enxergam

Evento acontece em São Paulo entre os dias 6 e 8 de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Você já parou para pensar que até as atividades mais corriqueiras como ver um filme com a família podem ser complicadas para crianças com algum tipo de deficiência?

Para resolver parte desse problema, foi criado há 5 anos o "Festival de Cinema Acessível Kids – A Serviço da Inclusão Educacional".

Angelina Jolie diz que "Malévola" é seu alter ego
Angelina Jolie em cena de 'Malévola', um dos filmes exibidos no festival - Divulgação/Disney

Os filmes exibidos nele têm áudio descrição das cenas (para as crianças que não enxergam), janela de Libras (para as crianças que não ouvem) e legendas descritivas (para quem não sabe Libras).

A ideia do festival foi do Sidnei Schames, o Sid, presidente de uma empresa chamada OSC Mais Criança. Ele explica que, antes de chegar à tela do cinema, os filmes recebem um tratamento todo gravado em estúdio, a fim de garantir que sejam acessíveis na medida necessária.

"É preciso tecnologia e muita sensibilidade", fala. "Todos somos diferentes, mas podemos compartilhar uma mesma sala de cinema. Nas sessões tem o pai com deficiência visual com o filho que enxerga, a filha com deficiência auditiva com a mãe que escuta, crianças com deficiência intelectual ou mental...e todos estão juntos se divertindo."

Em São Paulo, o festival acontece entre os dias 6 e 8 de junho no clube A Hebraica e nos CEUs São Rafael e Meninos. Em Natal, entre os dias 8 e 10 de agosto. Há planos de levar o projeto também para Brasília e Campo Grande.

O filme exibido nesta edição é "Malévola". Fazem parte do acervo também "Meu Malvado Favorito", "Universidade Monstro", "Frozen, Uma Aventura Congelante" e "Divertida Mente".

Quando nasceu, o Festival de Cinema Acessível era voltado só aos adultos —​agora, todo mundo é contemplado.

De lá para cá, os filmes exibidos no projeto já foram assistidos por cerca de 15 mil pessoas, em 34 cidades, em 88 apresentações presenciais e 4 online.

"Fizemos sessões em escolas onde as crianças ‘assistem’ aos filmes de olhos fechados para sentir como é um mundo sem imagens. Assim, esses alunos se colocam na posição do outro e aprendem a entender e respeitar as diferenças", conta Sid.

Festival de Cinema Acessível

  • Quando 6, 7 e 8 de junho
  • Onde A Hebraica (R. Hungria, 1.000, Teatro Arthur Rubinstein). Dia 8, às 10h, no CEU São Rafael (R. Cinira Polônio, 100, Conjunto Promoar Rio Claro, São Paulo) e às 15h30 no CEU Meninos (R. Barbinos, 111, São João Clímaco, São Paulo).
  • Preço Entrada franca com inscrição no contato@maiscrianca.org.br.
  • Classificação Livre

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que afirmava o texto, nesta edição o festival terá a exibição apenas do filme "Malévola". As outras produções mencionadas fazem parte do acervo do projeto. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.