Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Atrizes mirins se revezam no papel principal de musical que estreia em São Paulo

Conheça a história das meninas que protagonizam o gratuito 'Kafka e a Boneca' no Teatro do Sesi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma história que vem sendo contada há uma centena de anos para várias gerações de crianças, uma menina órfã chamada Annie vive aventuras ao lado do seu cão vira-latas Sandy. De tanto sucesso que a trama faz, já foi tirinha de jornal, programa de rádio, filme e musical da Broadway com versões em vários países.

No Brasil, houve uma famosa montagem da história em 2018. E a plateia deste musical marcou o início de uma relação entre duas meninas, estas da vida real, ainda que elas só fossem se conhecer mesmo dali a algum tempo.

Bibi Valverde em cena de 'Kafka e a Boneca' - Caio Gallucci/Divulgação

Bibi Valverde, 10 anos, e Isa Camargo, 13, foram, cada uma com sua família, assistir à tal peça naquela época, e ali mesmo caíram de amores não só pela órfã da ficção, mas também pelo conceito do teatro musical em si. Era tudo tão legal que decidiram que queriam virar atrizes também.

Agora, cinco anos depois, as duas viraram amigas e se revezam para interpretar a mesma pessoa em um musical chamado "Kafka e a Boneca" —elas dão vida a Lia, uma garotinha que perde sua boneca durante um passeio no parque. Depois de sonhar como espectadoras, elas hoje se profissionalizam na carreira com a peça que estreia em São Paulo neste domingo (5).

Serão quatro apresentações por semana, e Bibi e Isa vivem Lia alternadamente, uma em cada dia. Elas vão contracenar com Marcos Lanza, ator que interpreta o escritor Franz Kafka, de quem Lia fica amiga, e que lhe envia cartas como se fossem escritas pela boneca perdida, Marielle.

Nas correspondências, Kafka relata em nome de Marielle as aventuras fantásticas que estaria vivendo na Itália, na China e até no deserto do Saara. "Não posso dar spoiler, mas uma das minhas partes favoritas é essa, das aventuras da Marielle. Tem efeitos especiais e acho que as crianças e também os adultos e adolescentes vão gostar muito", adianta Isa.

Ela, que conta sempre ter sido "muito tímida", foi parar nas aulas de teatro não só porque amou o que viu no musical sobre Annie, em 2018, mas também porque achou que lá poderia "se abrir" um pouco.

Isa Camargo também vive Lia em 'Kafka e a Boneca' - Caio Gallucci/Divulgação

"Eu não falava direito com ninguém e isso me prejudicava muito. Implorei dias e dias até minha mãe me colocar em uma escola [de musicais]. No começo foi muito difícil, mas depois de um tempo eu fui adorando e soltando a vergonha, e hoje eu estou aqui", lembra.

Antes de "Kafka e a Boneca", Isa participou também de "Hotel Mágico" e fez a Evita pequena em "Evita Open Air", em 2022. Para participar dos testes para viver Lia na peça nova, ela diz que ensaiou muito.

O processo de estudar bem os personagens, aliás, também ajuda Isa a memorizar suas falas. "Sempre fui uma pessoa muito fácil de decorar texto. Uma dica que dou é saber sobre seu personagem, a personalidade dele, o que ele faz, as características dele, se ele é uma pessoa legal, chata, bagunceira. Saber a missão dele."

Bibi Valverde trabalha repetindo as falas várias vezes ao dia. "Todo mundo diz que eu tenho uma memória boa. Eu também passo com meus pais pra ficar mais na ponta da língua", conta.

Ela foi indicada pela professora Andréia Vitfer para participar dos testes de "Kafka e a Boneca". "Recebi o material que tinha uma cena e uma música pra eu estudar, e na audição fiz e cantei, e depois me ligaram dizendo que eu passei e fiquei muito feliz."

A rotina de concorrer aos papéis, aliás, é um grande aprendizado, segundo Bibi. "São vários 'não' e um 'sim'", ensina. Um dia, ela quis fazer a audição para interpretar Annie, a personagem lá do começo do texto.

"Mas eu ainda não tinha idade e meus pais não iam deixar. Eles me levaram pra fazer cursos, mas eles diziam que criança tinha que brincar, e isso era trabalhar. Eu queria muito, ficava falando pra eles, eles não me levavam. Até que, no meio do ano passado, eles me levaram pra fazer uma audição. Fiz quatro, e agora eu passei."

Bibi já frequentou três escolas de teatro e está sempre em busca de se aprimorar. Neta de um compositor e filha de uma poetisa e escritora, ela diz que tem muita facilidade com o canto, e um pouco de dificuldade com a dança. "Tem que saber tudo no teatro musical", comenta.

Ela vê várias coincidências entre sua história e a de Lia, a protagonista de "Kafka e a Boneca". Além do gosto pela literatura, a trajetória de seus antepassados também é similar à dos antepassados da personagem.

"A família da parte do meu pai tem origem judaica, e na peça minha família também tem. E na peça a gente vai falar palavras em hebraico e iídiche, e a família do meu pai fala um pouquinho, e minha avó me ajudou com essas palavras."

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

Kafka e a Boneca

  • Quando De 5 de março a 18 de junho. Qui. e sex., às 11h, apenas para escolas e grupos. Sáb. e dom., às 15h.
  • Onde Teatro do SESI-SP (Av. Paulista, 1313, Jardins, São Paulo)
  • Preço Gratuito, com reserva antecipada pelo site sesisp.org.br/eventos
  • Classificação Livre, 70 minutos
  • Elenco Bibi Valverde, Isa Camargo, Marcos Lanza e outros
  • Direção Marllos Silva
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.