Descrição de chapéu quadrinhos

Mauricio de Sousa faz desenho especial para aniversário da Folhinha

Ao lado de Tia Lenita, ele foi um dos criadores do caderno infantil que completa 60 anos nesta sexta (8)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mauricio de Sousa não é só o pai da Turma da Mônica. Claro, na vida real ele tem vários filhos (inclusive a Mônica de verdade, que inspirou a dos quadrinhos), mas em sua carreira de desenhista há também a criação de um projeto tão importante quanto o da turminha da rua do Limoeiro.

Foi pelas mãos de Mauricio que nasceu a Folhinha, caderno infantil da Folha de S.Paulo. O ano era 1963 e Tia Lenita, jornalista da Folha, imaginou que seria legal ter uma parte do jornal que fosse só das crianças, com passatempos e informações. Para ajudá-la nessa missão, Lenita convocou Mauricio, que era repórter policial na Folha.

Sob o título "60 anos de Folhinha de S.Paulo, ilustração mostra duas pessoas, uma mulher e um homem, sentados em cadeiras de escritório na cor azul. A mulher é a criadora do suplemento, Helena Miranda de Figueiredo, a Tia Lenita. Ela aparece do lado esquerdo da cena, usa calça vermelha, blusa rosa e azul, com grafismos em amarelo, e sapatos de salto roxos. No pescoço, um lenço vermelho. Os cabelos são curtos e brancos. Está de óculos, também vermelhos e com um brinco prateado redondo com uma pedra vermelha no centro. O homem é Maurício de Sousa. Está no lado direito da cena, com calças e sapatos marrons, camisa polo amarela e cinto preto. Com a mão esquerda segura um lápis verde. No centro da cena, entre os dois, está uma grande prancheta de desenho na cor azul. Em cima dela, o exemplar da primeira edição da Folhinha. A manchete é "O menino que foi medir o pescoço da girafa". Apoiados na mesa de desenho estão Mônica e Cebolinha, dois dos principais personagens do cartunista, empresário e escritor brasileiro Maurício de Sousa.
Ilustração especial da Mauricio de Sousa Produções para a edição de aniversário de 60 anos da Folhinha. No desenho, Tia Lenita (esq.) e Mauricio (dir.) aparecem com Mônica e Cebolinha diante da prancheta com a primeira edição da Folhinha - Mauricio de Sousa Produções

Agora, Mauricio foi convidado a relembrar esse momento e fazer um desenho especial. Na imagem, ele aparece junto de Tia Lenita, Mônica e Cebolinha, com a primeira edição da Folhinha em sua prancheta.

A Folhinha completa 60 anos de idade neste dia 8 de setembro de 2023. Quem faz 60 é oficialmente idoso no Brasil, e tem direito a várias coisas, tipo meia entrada e vagas especiais de estacionamento.

Como toda idosa moderna, a Folhinha se cuida e se mantém atualizada. Desde a pandemia, quando voltou à ativa depois de uns anos de recesso, ela investiu em novidades. Fez novos amigos, por exemplo, como o colunista Marcelo Duarte e o pessoal do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que desenvolve semanalmente os Desafios de Matemática. Também permanece curiosa e faz perguntas importantes em Um Adulto Responde.

Todo sábado, a Folhinha impressa está disponível nas bancas e na casa dos assinantes.

Feliz aniversário, Folhinha!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.