Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2012 - 03h31

Crítica: Tributo ao Fleetwood Mac soa coeso e às vezes surpreendente

Publicidade

RODRIGO LEVINO
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Discos-tributos são um passo fácil para o fracasso.

Ainda mais quando o objeto homenageado há muito descansa no panteão do pop e o repertório está decantado na vida de milhões de fãs.

Isso se dá, quase sempre, pela dificuldade de lidar --refazer, reler ou recriar, a depender do grau de intervenção a que o artista se disponha-- com algo, em tese, imexível.

Outro risco possível é o de, por excesso de zelo, o projeto reunir um punhado de versões que nada acrescentarão à peça tributada.

"Just Tell Me That You Want Me: A Tribute To Fleetwood Mac", lançado há pouco nos Estados Unidos, e que junta 17 artistas tocando músicas de uma das bandas mais importantes dos anos 1970, se equilibra bem nessa, digamos, sinuca de bico.

Produzido por Randall Poster (o mesmo do dispensável "Rave On", tributo a Buddy Holly lançado em 2011), o disco consegue soar na maior parte do tempo coeso. Volta e meia, surpreendente.

É o caso de "Landslide", delicada balada originalmente cantada por Steve Nicks, vocalista do Fleetwood, interpretada no disco com ainda mais dramaticidade por Antony Hegarty, líder do Antony And The Johnsons.

É tocante ouvi-lo cantar versos como "Oh, espelho no céu, o que é amor? / A criança no meu coração pode se elevar?". Daí em diante --ela é a segunda do repertório-- é o caso de sair catando as pérolas. Elas existem.

Como "Rhiannon", regravada pelo Best Coast. A intervenção é mínima, mas serve --vejam só, foi possível-- para, de certa forma, atualizar a sonoridade da original.

Ao que se segue Marianne Faithfull cantando "Angel". Seria absurdo imaginar que a musa, a essa altura, decepcionaria. Não é o caso. Salta de sua versão a força da voz.

É o caso também de Karen Elson, mais contida, cantando "Gold Dust Woman". Oposto da soturna Alison Mosshart (The Kills), também em ótima versão de "Dreams", que tem uma poderosa linha de baixo.

Difícil passar incólume pela psicodelia com que o MGMT adornou "Future Games".

No fim das contas, "Just Tell Me That You Want Me" deixa claro duas coisas: que as músicas do Fleetwood Mac têm melhor caimento em vozes femininas e o quanto a banda, tanto tempo depois, mantém a força de sua criação flamejante. E que banda.

JUST TELL ME THAT YOU WANT ME: A TRIBUTE TO FLEETWOOD MAC
ARTISTA: vários
GRAVADORA: Hear Music
QUANTO: US$ 9,99 (importado, cerca de R$ 18,00)
AVALIAÇÃO: bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página