Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2012 - 05h40

Antônio Araújo ousa em ópera de Gluck

Publicidade

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Orfeu e Eurídice", de Christoph Willibald Gluck (1714-1787), revolucionou ao seu tempo a linguagem da ópera. Ela continua a ser montada por sua incrível beleza musical. A produção do Theatro Municipal de São Paulo, que estreia hoje em temporada de cinco récitas, acrescenta dois novos atributos: criatividade e ousadia.

Os músicos, cantores e figurinistas migraram da praça Ramos de Azevedo para a sala de ensaio da orquestra, na Praça das Artes, a menos de 300 metros de distância. O ambiente é uma imensa caixa de concreto, com apenas 320 lugares e laterais ainda sem janelas envidraçadas.

É exatamente do que precisava Antônio Araújo, fundador do Teatro da Vertigem e que produziu há quatro anos um insólito "Dido e Enéas", de Purcell, no depósito de cenários do Municipal, no bairro do Canindé.

Como diretor cênico, ele virou a ópera de cabeça para baixo, com a ajuda do maestro Nicolau de Figueiredo, das sopranos Edna D'Oliveira (Amor) e Gabriella Pace (Eurídice) e da contralto Kismara Pessatti (Orfeu).

Avener Prado/Folhapress
Ensaio da ópera "Orfeu e Eurídice", de Gluck, na Praça das Artes
Ensaio da ópera "Orfeu e Eurídice", de Gluck, na Praça das Artes

A peça, uma das 35 que Gluck escreveu, estreou em Viena, em 1762, e representou uma faxina na linguagem lírica, com a volta à simplicidade musical. Acabou com o atletismo vocal que desvirtuava o repertório e o colocava a serviço do exibicionismo dos cantores.

Conta o mito de Orfeu, músico da mitologia grega, que enviúva de Eurídice e vai buscá-la no reino dos mortos. Mas ele não deverá conferir com o olhar se ela o acompanha no caminho de retorno. Ansioso e apaixonado, ele quebra essa regra e perde Eurídice pela segunda vez.

Antônio Araújo introduz uma outra dualidade à que prevê os mundos dos mortos contra o dos vivos. O "inferno" é a São Paulo que entra pelas janelas do teatro ainda inacabado. É um ciclista atropelado, é a tropa de choque da polícia, é o ruído de britadeiras. "Orfeu sai da mitologia e cai na cidade", diz ele, "como se atravessasse a ponte que separa o plano mitológico da vida real".

Quanto à música, Nicolau de Figueiredo diz que nos tempos de Gluck os pentagramas não traziam indicações sobre a intensidade com que as notas e frases precisavam ser tocadas. Isso exige maior intervenção do regente, que precisa convencer a orquestra de que a pulsão melódica precisa de uma certa rapidez, para não cair na monotonia.

A outra surpresa do espetáculo ficou com a voz da contralto Kismara Pessatti. É o primeiro "Orfeu" de sua carreira. Seus três próximos compromissos: estará em Wagner, com a Filarmônica de Berlim, será solista de uma peça contemporânea no Concertgebow, de Amsterdã, e de uma ópera de Chostakovich, em Zurique.

ORFEU E EURÍDICE
QUANDO neste sábado (27), seg. (29), qua. (31), qui. (1º/11), e sáb. (3/11), às 20h
ONDE Praça das Artes (av. São João, 281; tel. 0/xx/11/3397-0327)
QUANTO R$ 50
CLASSIFICAÇÃO 10 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página