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06/12/2012 - 06h11

Quadrinista Lourenço Mutarelli lança obra bancada por fãs

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MÁRCIO PADRÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Autor em evidência no país nos quadrinhos e na literatura, Lourenço Mutarelli é um dos novos adeptos da via do "crowdfunding".

O autor de "O Cheiro do Ralo" --que virou filme em 2007-- conseguiu arrecadar verba para seu próximo projeto graças a contribuições de fãs no site Catarse.

O box "Lourenço Mutarelli - Sketchbooks" é uma seleção de cinco cadernos que reúnem insights e desenhos de seu processo criativo.

O projeto é da editora Pop, que pediu R$ 38 mil no site, a serem captados em 45 dias, e obteve mais de R$ 44 mil. O lançamento será hoje, com palestras e exposição de trabalhos de Mutarelli.

O projeto foi orçado em mais de R$ 90 mil, mas, segundo os editores, o valor pedido foi suficiente para viabilizar a produção --cobrindo a fotografia dos "sketchbooks" (escanear os esboços poderia danificá-los), textos, tradução (será uma edição bilíngue) e papel.

O box contém ainda um sexto volume, com ilustrações e texto do autor, dos editores e de Arnaldo Antunes.

Lourenço Mutarelli
Páginas de um dos cadernos de esboços que Lourenço Mutarelli lança em São Paulo
Páginas de um dos cadernos de esboços que Lourenço Mutarelli lança em São Paulo

LABORATÓRIO DE IDEIAS

A relação de Mutarelli com os cadernos de esboço começou em 2006, quando passou um mês em Nova York.

O objetivo era usá-los temporariamente, para não carregar o laptop em seus passeios pela cidade, mas acabou tornando-se um hábito.

"Embora eu precise muito dos cadernos para criar coisas, penso neles mais como um laboratório de ideias. É uma mistura de diário com coisas 'nonsense'", diz ele.

Roger Bassetto e Cezar de Almeida, editores da Pop, tiveram o primeiro contato com esses "sketchbooks" quando um deles foi utilizado para ilustrar um trabalho para a Companhia das Letras, atual editora do artista.

Empolgados, conceberam o projeto e tentaram levantar fundos via patrocínio comum por quase um ano, sem obter sucesso.

"Meu editor até ofereceu o projeto para a Companhia, mas disseram que não era o perfil deles", diz Mutarelli, que havia experimentado um "embrião" do projeto quando a Pop o convidou para a coletânea "Sketchbooks - As Páginas Desconhecidas do Processo Criativo", de 2010.

Tendo como lema "alimento para mentes criativas", a Pop nasceu da experiência de seus fundadores com a livraria e galeria Pop, que funcionou de 2006 a 2010.

"Existe um interesse da editora pelo processo criativo. Reparamos que o nosso mercado não abordava bem isso", diz Bassetto.

A primeira reação de Mutarelli sobre o "crowdfunding" foi de ceticismo: achava o valor a levantar alto para o meio. Mas o retorno o surpreendeu. "Soube que algumas pessoas tentaram contribuir depois que a arrecadação foi encerrada", conta.

Agora, após essa primeira empreitada financiada por fãs, demonstra ânimo. "Achei maravilhoso e tentador. Tenho muita vontade de lançar coisas mais artesanais neste formato", conclui o autor.

Lourenço Mutarelli
Livros que compõem "Lourenço Mutarelli - Sketchbooks"
Livros que compõem "Lourenço Mutarelli - Sketchbooks"

SKETCHBOOKS
AUTOR Lourenço Mutarelli
EDITORA Pop
QUANTO R$ 150
LANÇAMENTO hoje, das 19h30 às 22h, no Instituto Tomie Ohtake (av. Brigadeiro Faria Lima, 201).
EXPOSIÇÃO de 6 a 16/12, no mesmo local, das 11h às 20h

 

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