Descrição de chapéu

'O Terceiro Assassinato' explora dupla face da culpa e da inocência em crime

Hirokazu Kore-eda aborda conceito de verdade em mistura de thriller policial e de drama de tribunal

Cássio Starling Carlos
São Paulo

O Terceiro Assassinato (Sandome no Satsujin)

  • Classificação 12 anos
  • Elenco Fukuyama Masaharu, Yakusho Koji e Hirose Suzu
  • Produção Japão. 2017. 125 minutos
  • Direção Hirozaku Kore-eda

Veja salas e horários de exibição.

​Um crime brutal. Um assassino confesso que pode ser condenado à morte. Um advogado idealista que duvida da culpa.

Em seu décimo segundo longa, o japonês Hirokazu Kore-eda parece dar uma pausa em suas crônicas sobre a vida em família para abordar o problemático conceito de verdade a partir da mistura de elementos de “thriller” policial e de drama de tribunal.

Depois de compor, em duas décadas, um conjunto de filmes interpretados como uma atualização, nos temas, do cinema de Yasujiro Ozu, desta vez Kore-eda abriga-se sob a influência do revolucionário “Rashomon” (1950).

O longa de Akira Kurosawa reconstituía um crime por meio dos relatos complementares e disparatados de testemunhas e protagonistas, relativizando a verdade numa sucessão de pontos de vista.

Kore-eda propõe uma variação dessa ideia suspendendo a estrutura múltipla que fez do filme de Kurosawa um clássico moderno. Aqui, o foco desloca-se para a dupla face da culpa e da inocência, representadas nos polos contrários, mas complementares, de um assassino confesso e de um advogado que tenta desvendar as circunstâncias que possam livrar seu cliente da pena de morte.

A primeira cena apresenta o crime, mas de maneira estilizada, fazendo o ato parecer fluido, quase irreal. A reação de Misumi (Kôji Yakusho), o assassino, ali e em suas reaparições na cadeia é turva, mantém na sombra as reais motivações.

O desempenho racional do advogado Shigemori, por sua vez, se explicita nas falas e na perseverança em investigar o caso. Um oculta e o outro desvela, reafirmando a relação complementar que o filme desenvolve até o simbólico diálogo final.

A duplicidade deles, porém, não é feita só de oposições mas também de coincidências. Estas aparecem na distância afetiva que eles têm de suas filhas e no acolhimento que eles dão à filha do empresário assassinado. Ao mencionar os abusos que esta sofria do pai, Kore-eda chama mais uma vez atenção para o problema da desproteção no espaço doméstico e reitera a família e seus distúrbios como o tópico central de sua obra.

Estudar com paciência detetivesca a moral de um crime funciona, portanto, como álibi para o cineasta testar outros caminhos sem se afastar do eixo principal. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.