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A câmera na mão, trêmula, denota urgência. Os personagens guardam o mesmo nome dos atores não profissionais que os interpretam. O universo degradado completa o quadro para um tipo de cinema comprometido com a revelação de mazelas sociais.
Em "Ciganos da Ciambra", o diretor Jonas Carpignano reafirma seu interesse pelas condições de vida de populações excluídas. Na estreia, com "Mediterranea" (2015), o realizador ítalo-americano registrou a travessia de imigrantes africanos que tentam chegar à Itália e, quando conseguem, encontram hostilidade.
O foco de "Ciganos de Ciambra" é a situação marginal de uma família que vive de pequenos delitos na região de um porto na Calábria.
A estética semidocumental adotada por Carpignano mergulha no cotidiano dos Amato e cola nos corpos para sugerir proximidade entre as histórias que o filme relata e a vida dessas pessoas-personagens, a contiguidade entre a ficção-denúncia e a verdade factual.
Nesse sentido, o filme retoma escolhas formais codificadas pelo cinema dos irmãos Dardenne há mais de duas décadas e que se tornaram um modo automático de manifestar "realismo".
Carpignano adota o procedimento como fórmula visual, sem questionar se o uso tão recorrente não interfere no que essas imagens instáveis podem transmitir.
Apesar da fadiga desse reuso, o tremor visa expressar a urgência e captar a energia do percurso de Pio, protagonista de 14 anos que o longa escolhe como epicentro do drama.
Nesse universo em que a ideia de lei não guarda sentido, o olhar confuso do protagonista registra e tenta se inserir num mundo adulto organizado em torno de diversos tipos de trapaças e crimes.
Pio é uma versão contemporânea de pivetes retratados em "Pixote: a Lei do Mais Fraco" (1981), "Os Incompreendidos" (1959) e "Vítimas da Tormenta" (1946), que denunciavam o abandono como matriz da criminalidade e devolviam ao espectador sua cota de responsabilidade.
Mas, talvez, ao contrário de seus antecessores, a visibilidade de Pio no circuito de festivais só intensifique a anestesia do público, que aplaude indignado e acredita ter assim reagido ao choque da realidade.
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