Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz história de Jane Austen em versão bilíngue

Trama epistolar Amor e Amizade chega às bancas no próximo domingo (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ambiente do museu de Jane Austen, instalado na casa onde a escritora viveu, em Chawton, Inglaterra; ambiente mostra um cravo e uma estante de livros, além de alguns quadros na parede
Casa na Inglaterra onde viveu Jane Austen; local foi transformado em museu - Luke Wolagiewicz/The New York Times
São Paulo

"Ah! O que poderíamos fazer senão o que fizemos! Suspiramos e desmaiamos no sofá." "Isso foi um golpe cruel demais, inesperado demais em nossa delicada sensibilidade —não conseguíamos suportar— só podíamos desmaiar."

É por meio de trocas de cartas que "Amor e Amizade", oitavo volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, é apresentado ao leitor.

Este terá a oportunidade de praticar a língua inglesa e ainda conhecer a obra da britânica Jane Austen (1775-1817), que é uma das maiores vozes da história da literatura.

Entre seus livros mais conhecidos pelo público estão "Orgulho e Preconceito", "Emma" e "Razão e Sensibilidade".

A obra que a Coleção Folha traz foi concluída por Austen durante a sua adolescência —a autora começou a escrever ainda na infância—, a fim de entreter sua família.

E é com humor e cinismo que ela expõe seu desprezo pela sensibilidade romântica do fim do século 18, como, por exemplo, os hilários desmaios das personagens mulheres presentes no livro.

Poder-se-ia até afirmar, à primeira vista, que "Amor e Amizade" se assemelha aos contos de fadas, não fossem os gracejos da autora acerca das convenções das histórias românticas daquele século.

"[A obra] destaca-se também como o mais risível de seus livros, e um dos mais engenhosos, atestando a maturidade precoce da então jovem escritora", escreveu Maria Esther Maciel, escritora e professora de literatura comparada na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em resenha publicada na Folha.

O enredo é repleto de dramas e coincidências. E começa com a súplica de Isabel à amiga Laura para que compartilhe com sua filha, Marianne, suas aventuras e seus infortúnios a fim de orientá-la sobre a vida.

O estudante da língua inglesa, nesta edição da Coleção Folha, se aproximará de temas como fugas, casamento clandestino, enfermidades e adultério. A edição reúne 15 cartas.

Tal formato favorece a leitura e o estudo da língua pois é rico em detalhes e pensamentos dos personagens, expressos em primeira pessoa.

A edição, que chega às bancas no domingo (27/5), oferece as obras em versão bilíngue, com textos de cada idioma lado a lado, o que permite comparar rapidamente o original e a tradução. Há ainda as versões em PDF e em áudio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.