Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz 'Casa Assombrada', de Dickens, em versão bilíngue

História natalina de 1859 chega às bancas neste domingo (17)

O escritor inglês Charles Dickens, autor de 'A Casa Assombrada' - Reprodução
São Paulo

"A Casa Assombrada", 11º volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, chega às bancas neste domingo (17). Charles Dickens, já consagrado por obras como "Oliver Twist", dá ares fantasmagóricos ao texto, com contornos biográficos.

O autor nasceu Landport (Inglaterra) em 1812. Onze anos depois, seu pai é preso por causa de dívidas e o garoto é obrigado a trabalhar como operário em uma fábrica de graxa de sapatos.

Seus principais textos têm uma forte crítica social à era vitoriana (reinado da rainha Vitória, de 1837 a 1901). Jogam luz sobre temas como a pobreza e o desrespeito às crianças. Sua obra mais notória é "David Copperfield", de 1850, cujo protagonista passa por diversos apuros desde a infância.

Dickens também lançava anualmente, com raras interrupções, histórias natalinas. Uma delas, "A Casa Assombrada", de 1859, é tema deste volume da Coleção Folha.

A trama é apresentada em dois capítulos. Um deles descreve os cômodos de uma mansão dita assombrada, em meio a encontros do narrador com personagens estranhos, como um espírita que psicografa mensagens do além.

No segundo, o fantasma se torna mais dramático e simbólico, e passa a refletir diversos aspectos da vida do narrador, dores, afetos, como um encontro consigo mesmo.

O volume apresenta uma versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, o que facilita a comparação pelo estudante de inglês entre tradução e original. A edição também dá acesso a uma plataforma digital, com versões em PDF e em áudio.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.