Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha apresenta às crianças a única ópera escrita por Beethoven

Volume com 'Fidélio' chega às bancas no dia 17/6

cena da opera fidelio
Cena da ópera 'Fidélio', de Ludwig van Beethoven, em Milão - Brescia/Amisano Teatro alla Scala/Divulgação
Cristiane Martins
São Paulo

Uma jovem se disfarça de homem, se infiltra em uma prisão e põe sua vida em risco em nome do amor. Leonora, que adota o nome de Fidélio, é a protagonista do 18º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas em 17/6.

O pequeno leitor é apresentado a temas como a força do amor, os danos da injustiça e a coragem que leva a vencer barreiras nesta que é a única ópera do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Exemplar de um subgênero da ópera que alterna canto com diálogo falado, "Fidélio" estreou em Viena em 1805, mas o libreto sofreu modificações. O compositor chegou a fazer quatro aberturas.

Beethoven começou a aprender piano quando ainda era criança com seu pai, que o tirava da cama em plena madrugada. Ele ficou amplamente conhecido por obras como "Sonata ao Luar", de 1801 e "Nona Sinfonia" (primeira obra musical considerada patrimônio da humanidade pela Unesco), de 1824.

Segundo o especialista americano Lewis Lockwood, a música do compositor é "uma defesa contra a escuridão".

Além do livro com uma adaptação ilustrada da história, o 18º volume da Coleção Folha inclui um CD com uma gravação da Orquestra Nicolaus Esterházy Sinfonia, sob regência de Michael Halász. A edição também oferece atividades lúdicas às crianças e explica a relação entre trechos da história e faixas do álbum.

O enredo traz a história de Leonora, uma jovem destemida e corajosa que finge ser um homem para tentar salvar seu marido, Florestan, levado injustamente à prisão. Seu algoz é o tirano Don Pizarro.

Leonora, sob o disfarce de Fidélio, consegue um emprego no presídio, preparando a comida e cuidando da limpeza. Sua intenção é resgatar seu companheiro. Mas em seu caminho ainda vai cruzar com diversas pessoas, como Marcelina, que se apaixona por Fidélio sem saber do disfarce.

Tudo se agrava quando o ministro da cidade comunica que visitará a prisão para verificar se tudo está funcionando corretamente. Don Pizarro decide então matar Florestan a fim de apagar vestígios da injustiça que cometeu, enquanto Leonora corre para salvar seu grande amor.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.