Descrição de chapéu Televisão

GloboNews muda por cobertura 'leve e ágil', segundo novo diretor

Miguel Athayde vê 'informação confiável e diferentes pontos de vista' como contraponto à polarização

Nelson de Sá
São Paulo

A partir das 6h desta segunda-feira (30), com a estreia do telejornal diário GloboNews em Ponto, o canal de notícias vinculado à Rede Globo coloca no ar uma programação reformulada, com novos apresentadores e comentaristas.

É a primeira ação mais visível do novo diretor da GloboNews, Miguel Athayde, que assumiu o cargo no início deste ano, substituindo Eugênia Moreyra. Há 24 anos no Grupo Globo, ele já editou o Bom Dia Brasil e é marido de Renata Vasconcelos, apresentadora do Jornal Nacional.

Questionado sobre a visão para o canal de notícias hoje, num ambiente político polarizado, Athayde respondeu que “o jornalismo comprometido com a apuração dos fatos ganhou ainda mais relevância no cenário atual, no qual há muita informação, de inúmeras fontes, circulando”.

Acrescentou: “Queremos que o público tenha no canal uma fonte de informação confiável e também um ambiente para reflexão, com diferentes pontos de vista”.

Especificamente quanto ao ambiente político, Athayde disse que “a GloboNews, assim como os veículos de imprensa, como a própria Folha, não são parte dessa polarização, mas observadores, retratando o momento, cobrindo fatos, com o objetivo de buscar isenção e correção”.

Miguel Athayde, novo diretor do canal, na Inauguração da também nova redação e estúdio da Globonews em São Paulo
Miguel Athayde, novo diretor do canal GloboNews - Ramon Vasconcelos/Rede Globo/Divulgação

O GloboNews em Ponto, com duração de três horas e apresentado de segunda a sexta, será produzido em São Paulo com o repórter da Globo José Roberto Burnier como âncora e com Julia Duailibi, ex-jornalista da Folha e de outros veículos, como comentarista de política.

Também comentará o tema, com atenção especial para o Rio de Janeiro, o ex-diretor de Redação do jornal Extra, Octavio Guedes. E duas vezes por semana, como detalha o diretor da GloboNews, o economista Samy Dana falará sobre negócios e finanças pessoais.

Segundo o UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, a estreia do programa foi precedida por uma reunião com momentos de tensão e críticas pessoais, principalmente entre Dana, 39, e a também comentarista de economia do canal Míriam Leitão, 65.

Athayde diz que “outra novidade” que estreia nesta segunda-feira é o Central das Eleições, programa de entrevistas e debates no qual, como ele detalha, “Míriam Leitão, Heraldo Pereira, Mônica Waldvogel, Cristiana Lôbo e Natuza Nery se revezarão na mediação”.

Nesta primeira semana serão entrevistados cinco pré-candidatos a presidente, e o Partido dos Trabalhadores soltou nota dizendo que a GloboNews “ignora Lula, mesmo liderando a pesquisa usada como referência” para pautar o novo programa, feita pelo Ibope Inteligência.

Questionado, o novo diretor do canal de notícias respondeu: “Todos conhecem a situação jurídica do ex-presidente Lula e as decisões da Justiça a respeito de entrevistas. Uma sabatina com ele não é possível, pois ele está preso e há decisões judiciais a respeito. A Folha passou pela mesma situação”.

O PT afirma que “a Globo não entrou com nenhuma petição para realizar a entrevista nem abriu espaço na sua programação para um representante da candidatura petista, aceitando uma censura ao interesse jornalístico, ao direito à informação e ao debate democrático”.

Além das estreias do GloboNews em Ponto e do Central das Eleições, este restrito ao período de campanha, os programas Edição das 10h e Estúdio I devem ganhar uma hora cada um, a partir desta segunda. Antes, esses horários reprisavam programas que vão ao ar pela primeira vez à noite.

“Jornalismo, especialmente em um canal dedicado a notícias, tem de ser ao vivo”, diz Athayde. “Estamos dando continuidade à estratégia traçada há alguns anos, que vai ao encontro da demanda do público. A ideia, então, é aumentarmos essa presença ao vivo”, afirma.

Acrescenta que o GloboNews em Ponto “vai preparar o espectador para o novo dia, será leve e ágil como o jornalismo do canal”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.