Descrição de chapéu DeltaFolha

Levantamento aponta pessoas e tópicos que mais deslancharam na Wikipédia

Conclusão vem de análise do número de acessos a páginas entre os anos de 2015 e 2018

Colagem de Alex Kidd para matéria sobre levantamento que aponta pessoas e tópicos  que mais deslancharam na Wikipédia

Alex Kidd

A candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila, a cantora Melody e o jogador francês Kylian Mbappé foram os que mais ascenderam nos últimos anos em suas áreas. Ao menos para os usuários da 
Wikipédia em português.

A conclusão vem de uma análise do número de acessos a páginas da plataforma, entre os anos de 2015 e 2018.

A Folha aplicou metodologia para identificar pessoas ou tópicos que eram desconhecidos há três anos, com menos de 25 visualizações diárias, mas que agora contam com ao menos nove vezes mais acessos.

A lógica é inspirada no site americano The Pudding, que fez um trabalho parecido, analisando a Wikipédia em inglês. Na plataforma, verbetes (pessoas, fatos históricos, instituições etc.) são explicados pelos próprios usuários. O acesso é gratuito e aberto.

Manuela, política do PCdoB, passou de uma média de 25 visualizações por dia em janeiro de 2015 (primeiro mês com dados disponíveis) para mais de 5.000 neste ano.

Colagem de Alex Kidd para matéria sobre levantamento que aponta pessoas e tópicos  que mais deslancharam na Wikipédia
Colagem para ilustrar matéria sobre levantamento que aponta pessoas e tópicos que mais deslancharam na Wikipédia - Alex Kidd

Houve também grande crescimento entre aliados do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), como a página dedicada ao economista Paulo Guedes, que também bateu a média de 5.000 visitas neste ano.

No universo da cultura, um dos destaques são os fenômenos jovens e adolescentes, com alta capacidade de compartilhamento nas redes.

Melody encabeça a lista —a cantora de 11 anos teve mais de 93 milhões de visualizações no YouTube com o clipe “Tô Bem, Tô Zen”. Estão no topo também a série “Riverdale” e a banda de k-pop BTS.

Já no esporte, a Copa do Mundo catapultou o atacante francês Mbappé, revelação do Mundial da Rússia.

Na metodologia aplicada, não foi considerada na lista de mais populares a página que ficou menos de três meses com mais de 250 visualizações por dia. O intuito foi excluir sucessos repentinos. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.