Descrição de chapéu
Cinema

'Shade - Entre Bruxas e Heróis' é um filme sem pé nem cabeça

Longa foi eleito o melhor filme infantil pelos espectadores do Festival de Toronto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar de chegar com credenciais premiadas —melhor filme infantil pelos espectadores do Festival de Toronto e em mostra do último Festival do Rio—, “Shade – Entre Bruxas e Heróis” é uma obra sem pé nem cabeça, com um fiapo de história que se arrasta por uma hora e meia com um péssimo ator como protagonista.

O filme é descrito como “um retrato da perseverança e da aceitação, e de como a amizade pode levar à descoberta da força interior”. Mas tudo isso tem apenas uma razão: o personagem principal, o garoto Jovan (Mihaljo Milavic), tem paralisia nas pernas e mal consegue se movimentar sozinho.

Talvez o diretor, o estreante Rasko Miljkovic, considere que, em tempos de politicamente correto, isso seja o suficiente para criar empatia e fazer um filme bacana e sensível.

Ele até mandou uma frase edificante no anúncio para a imprensa: “Espero que os espectadores olhem ao redor e prestem atenção nos que se esforçam em procurar um lugar no mundo, assim como nós, mas são marginalizados”.

Jovan, no entanto, é um menino muito chato. Chora com a mãe porque vai ser obrigado a dividir a carteira na escola (que é dupla, para dois alunos), só reclama na hora de fazer exercícios, deixa a melhor amiga na mão na hora H.

Importante dizer que nada disso acontece como recurso cômico, mas pela pobreza do roteiro. A história se passa em Belgrado, onde Jovan vai à escola e sofre bullying de valentões. Eis que chega uma nova colega, Milica (Silma Mahmuti), logo tachada de caipira pela molecada pentelha. Os dois se aproximam e viram amigos.

Milica tem um problema familiar. Seu pai abandonou sua mãe, e ela está crente que a intrusa é uma bruxa. Só enfeitiçado por um ente diabólico o papai teria trocado de mamãe. Os amigos resolvem, então, matar a mulher. E seguem, inacreditavelmente, para a casa dela com uma agulha para enfiar em sua medula.

Será que o plano dará certo? Será a amante do papai uma bruxa maligna? Sobreviverão os pivetes a tal aventura?

Tudo isso, leitor, num cinema próximo de você.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.