Descrição de chapéu

Episódio de 'Game of Thrones' tem acenos feministas e transa inusitada

Segundo capítulo da última temporada foi ao ar neste domingo (21)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator Peter Dinklage, o Tyrion, na oitava temporada de 'Game of Thrones'
Hannah Murray na oitava temporada de 'Game of Thrones' - Divulgação
São Paulo

No segundo episódio de sua última temporada, "Game of Thrones" enveredou por muito falatório, alguns acenos feministas e uma transa inusitada. O clima geral do capítulo exibido neste domingo (21) foi de preparação para a grande batalha final da série. E, a depender dos melodramas com cara de despedida que pipocaram, fãs devem estar preparados para muitas mortes de personagens queridos. 

 
O que vem a seguir é spoiler. 
 
O episódio começou com o julgamento de Jaime Lannister, que chegou escondido até Winterfell. Daenerys e Sansa pareceram concordar pela primeira vez: ele é um assassino que atormentou tanto os parentes de uma quanto os da outra e merecia ser executado. O sujeito só foi salvo pela intervenção de Brienne de Tarth, sua outrora escudeira involuntária. Foi ela quem dissuadiu as duas damas geladas de fritarem o irmão de Cersei.

Outra intervenção veio em favor de Tyrion Lannister. Daenerys, já esgotada quanto aos maus conselhos dele, insinuou que estava prestes a descartá-lo. Ele acabou poupado por Sor Jorah. 

Entre os muitos momentos de falatório que deram o tom ao episódio, chamaram a atenção os vários afagos feministas dos criadores da série. Daenerys e Sansa deram uma trégua em suas rixas quando concluíram que ambas sabem bem o que é ser mulher e ter de liderar homens que não se conformam em se submeter a algum poder feminino. 

​Brienne também se queixou de que nunca pôde ganhar o título de cavaleira por ser uma mulher. Jaime, então, fez as honras e lhe conferiu a honraria. Toda a cena, aliás, com vários dos personagens enchendo a cara e compartilhando as respectivas derrotas enquanto esperam a grande batalha que pode lhes ceifar a vida, foi um dos pontos altos. 

Mas o trecho mais surpreendente talvez tenha sido aquele protagonizado por Arya Stark. Sempre tão circunspecta, a assassina mirim encurralou Gendry e exigiu que ele mostrasse a ela o que é sexo. E eis que os dois, com ela dando as cartas, transaram num cantinho. 

Foi, aliás, o momento para preparar o adeus: Sansa e Theon trocaram olhares complacentes, Samwell e Gilly deitaram juntos, velhos rivais se confraternizaram. A musiquinha melodramática deu a entender que muitos deles vão perder a vida em breve. 

A grande revelação do episódio passado —que Jon Snow é um Targaryen e, portanto, herdeiro ao Trono de Ferro— mal teve desdobramentos. Só nos minutos finais é que Daenerys tomou conhecimento de que há alguém na sua frente na fila pelo reino. Antes que os dois resolvam essas pendências, contudo, vem a grande batalha por aí. 

E, ao que tudo indica, ela preencherá o mais longo dos episódios da série. A HBO anunciou que o próximo capítulo terá mais de uma hora de duração. 

GAME OF THRONES: 2º EPISÓDIO DA 8ª TEMPORADA

Erramos: o texto foi alterado

Ao contrário do informado anteriormente, o nome correto da personagem é Brienne de Tarth, e não Brienne Stark. O texto foi corrigido. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.