Descrição de chapéu Cinema

'Vingadores: Ultimato' ganha elogios da crítica e poucas ressalvas

Blockbuster da Marvel encerra saga de super-heróis da Marvel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Robert Downey Jr. em 'Vingadores: Ultimato'
Robert Downey Jr. em 'Vingadores: Ultimato' - Divulgação
São Paulo

O filme de super-heróis 'Vingadores: Ultimato', que termina uma fase da maior franquia cinematográfica da década, estreia nesta semana e já coleciona críticas majoritariamente positivas.

No site Rotten Tomatoes, que reúne resenhas publicadas na imprensa, o longa tem 97% de aprovação. Entre publicações americanas e inglesas, de fato, o que predomina é a visão de que os diretores, os irmãos Anthony e Joe Russo, conseguiram amarrar com dignidade o desfecho de uma saga que começou em 2008, com o primeiro filme "Homem de Ferro". 

"Vingadores: Ultimato" acompanha heróis como Thor, Hulk, Capitão América e outros personagens que sobreviveram no filme anterior, "Guerra Infinita", tentando contornar os estragos causados pelo vilão Thanos, que dizimou metade da população do mundo.

Para o jornal The New York Times, a história permite que floresça nostalgia pelos 22 longas anteriores, como se fosse uma coletânea de grandes hits. "E o desenlace é como o bis de um grande show", escreve o crítico A. O. Scott. "Você não imagina que aquilo vá te atingir, mas realmente te atinge."

No Wall Street Journal, a resenha destacou que o filme consegue ser bem-sucedido em sua "tarefa assustadora", isto é, "resumir um esforço épico com ação deslumbrante". Joe Morgenstern, que assina o texto, escreve que há mais emoção e humor que poderiam ser imaginados numa obra do tipo. "Afinal, é um imenso produto industrial."

O filme é ainda um grande exemplo de como a Marvel se canibaliza, segundo crítica publicada pelo Washington Post. Mas a resenha salienta que essa canibalização "se faz numa forma que parece mais uma homenagem do que uma apropriação preguiçosa". 

Para o britânico The Guardian, o filme merece nota máxima. Ali, Peter Bradshaw descreve o filme como um "espetáculo exótico" e reflete sobre o legado da franquia. "Como criação artificial, 'Os Vingadores' foram triunfantes; como entretenimento, inconquistáveis."

A revista especializada The Hollywood Reporter, que fez um balanço das críticas publicadas sobre o filme, nota que, em sua maioria, elas têm sido positivas. E que divergem em relação a quanto do êxito se deve à probabilidade de os fãs já conhecerem a saga. 

Para o site Screen Zealots, um dos raros veículos a dar uma avaliação negativa à produção, "as teorias dos fãs que pipocaram na internet no último ano se provam mais empolgantes e interessantes do que o filme em si".

Nesta Folha, o longa também recebeu avaliação ruim e foi descrito como chato e piegas.

O site Indie Wire, embora tenha sido elogioso, aponta que o uso de efeitos computadorizados chega a ser excessivo e que os bons momentos são fragmentados. Nota ainda que "novatos podem confundir o filme com um 'Transformers' qualquer.

Essa é a mesma opinião do site Playlist, que ressalva que aqueles espectadores que não são iniciados na saga podem perder boa parte das piadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.