Garoto de ouro do blues e guitarrista de Ozzy Osbourne fazem show no Ibirapuera

Pela primeira vez no Brasil, Kenny Wayne Shepherd toca mistura de soul e country; Zakk Wylde vai de rock mais pesado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois grandes guitarristas americanos tocam ao ar livre neste domingo (27), na área externa do Auditório Ibirapuera: o "garoto dourado" do blues Kenny Wayne Shepherd e o pesadíssimo Zakk Wylde.

Antes deles, a partir das 18h, a edição 2019 do festival Samsung Best of Blues começa com as gêmeas brasileiras Tatiana e Nina Pará, duo de guitarra e bateria.

Wylde é mais conhecido no Brasil, e sua fama nasceu com a longa colaboração prestada a Ozzy Osbourne em turnês e álbuns clássicos do cantor. Mas, no festival de domingo, a maior expectativa recai sobre Shepherd.

O guitarrista tem 42 anos e começou a tocar em público ainda criança. Tinha 17 anos quando gravou o primeiro álbum, "Ledbetter Hights", em 1995. Este ano lançou seu nono disco de estúdio, "The Traveler", que, como todos os outros, chegou ao topo da parada americana de blues.

O disco apresenta muitos gêneros misturados com blues, é possível ouvir soul e country. Shepherd diz que não se preocupa previamente com isso. "Quando entro no estúdio para gravar, tenho mais músicas escritas do que eu preciso para o disco. Dessa forma, podemos gravá-las e ver quais delas saem melhor. Pode ser soul, country, rock, se soar bem entra no disco."

O álbum tem dois covers: "Mr. Soul", do Buffalo Springfield, e "Turn to Stone", de Joe Walsh. A escolha da primeira parece natural, já que Shepherd é grande amigo de Stephen Stills, que fez parte do Buffalo e do lendário grupo Crosby, Stills, Nash & Young.

"Eu tenho outra banda, The Rides, com Stephen Stills e Barry Goldberg. Uma vez Neil Young, outro ex-Buffalo Springfield, se juntou a nós e escolheu 'Mr. Soul' como uma das músicas da noite."

Quanto à música de Joe Walsh, ex-Eagles, ele diz não gostar de escolher as canções mais óbvias de seus ídolos. "Gosto de explorar o catálogo e encontrar algo não tão conhecido. 'Turn to Stone' é tão boa que eu decidi gravá-la."

O guitarrista Zakk Wylde
O guitarrista Zakk Wylde também se apresenta na área externa do Auditório Ibirapuera neste domingo (27) - Justin Reich/Divulgação

O fato de tocar numa cidade brasileira pela primeira vez pode mudar seu set habitual, mais voltado para o último disco. "Será uma combinação de músicas mais antigas misturadas com novas. Tento tocar músicas de todos os meus álbuns." Boas chances então de o público ouvir hits com "Slow Ride" ou "Blue on Black".

Shepherd vem com sua banda completa ao Brasil. "Os melhores caras do ramo", diz, destacando que fica feliz quando viaja também com os músicos da seção de metais. Diferente de outros guitarristas que declaram tocar todos os dias, ele revela que às vezes fica um bom tempo longe do instrumento. "Tenho muitos filhos, não?", brinca o pai de três meninas e dois meninos.

Nos Estados Unidos, Shepherd ​está em uma longa turnê com Buddy Guy, uma lenda do blues. "É incrível. Conheço Buddy Guy desde que eu tinha 14 anos, tenho a sorte de poder dizer que trabalhei com muitos dos meus heróis."

Samsung Best of Blues

  • Quando Domindo (27/10), a partir das 18h
  • Onde Auditório do Ibirapuera, com palco voltado para área externa
  • Preço Grátis

Porto Alegre

  • Quando Sábado (26/10), a partir das 18h
  • Onde Anfiteatro Pôr do Sol - av. Edvaldo Pereira Paiva, s/n
  • Preço Grátis
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.