Descrição de chapéu Livros

Ditadura de Vargas durante Estado Novo era exaltada nas cartilhas para crianças

Político de São Borja é tema do 12º volume da Coleção Folha, que chega às bancas no domingo (1º)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando o gaúcho Getúlio Dornelles Vargas passou a comandar o país, logo após a Revolução de 1930, houve um acúmulo de poderes do Executivo. Mas o governo ganhou um perfil ostensivamente ditatorial em 1937, com a instalação do Estado Novo. 

Uma das principais medidas dessa nova fase foi a criação, em 1939, do Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, uma máquina de promoção oficial do governo. 

A produção de cartilhas e livros infantojuvenis que louvavam a ditadura varguista estava entre as iniciativas do DIP. O culto à personalidade de um governante alcançava um ponto nunca visto no período republicano. 

Presidente que esteve por mais tempo à frente do poder (foram 18 anos e meio, considerando todos os períodos), Vargas é tema do 12º volume da Coleção Folha - A República Brasileira. O livro chega às bancas no próximo domingo, dia 1º de dezembro. 

O autor é o jornalista Lira Neto, o principal biógrafo do político de São Borja (RS).

A sanha autoritária do Estado Novo não se restringiu ao DIP. Antes de criar esse órgão, Vargas havia determinado a dissolução do Congresso Nacional e a extinção dos partidos. A Constituição de 1937 tinha autorizado o presidente a governar por decreto. 

Por outro lado, o Estado Novo consolidou uma série de leis trabalhistas, como a jornada diária de oito horas, o descanso semanal remunerado e as férias anuais. 

No Palácio do Catete, eram dois presidentes em um, o ditador e o “pai dos pobres”. 

Em outubro de 1945, Vargas foi deposto pelo general Góis Monteiro. Voltou ao Palácio do Catete cinco ano depois, desta vez eleito pelo povo.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.