Descrição de chapéu Livros

Mistura de frase e instalação de 555 metros quadrados toma prédio do MAC

'Você Está Aqui', obra de Tadeu Jungle, é exibida no parque Ibirapuera, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

“Isso é uma ação do Google?” A pergunta feita por uma jovem ao artista visual Tadeu Jungle, enquanto ele coordenava nesta semana a instalação de um adesivo de 555 metros quadrados com a frase “Você Está Aqui” no parque Ibirapuera, fez com que o autor voltasse duas décadas no tempo. 

O ano era 1997. Ele distribuía adesivos com essas mesmas palavras, no mesmo parque, quando um idoso parou e questionou: “Isso é uma campanha de seguros?”.

“É uma frase muito popular, mas que gera estranheza quando está deslocada. As referências dos anos 1990 eram muito diferentes das de hoje, mas o impacto segue parecido”, acredita Jungle.

A ideia da obra “Você Está Aqui” surgiu em 1982, quando o artista viajava pela Europa e não conseguiu se localizar no mapa de uma estação, porque o objeto não trazia a indicação de onde os viajantes e perdidos estavam no meio do emaranhado de ruas e avenidas. Ou seja, não tinha um “você está aqui”.

Ao voltar ao Brasil, Jungle transformou essas três palavras em poesia visual, em um misto de literatura, instalação gráfica e performance. Para isso, já em 1997, imprimiu 10 mil adesivos vermelhos em parceria com Guto Lacaz e colou os papeizinhos com a frase por toda São Paulo e em outras cidades do mundo. No mesmo ano, fez ainda uma exposição com diferentes objetos —todos traziam o tal “Você Está Aqui”.

Neste sábado (25), dia em que a cidade de São Paulo completa 466 anos, a instalação será feita pela primeira vez em uma escala maior. 

As três palavras, com o mesmo fundo vermelho dos adesivos dos anos 1990, vão preencher com letras garrafais brancas uma das empenas cegas do MAC, o Museu de Arte Contemporânea, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

A negociação teve início ainda em 2016 e levou três anos e meio até obter a aprovação dos órgãos de conservação de patrimônio, já que preenche toda a lateral do edifício tombado e projetado por Oscar Niemeyer.

O museu vai exibir ainda uma linha do tempo do projeto e alguns dos objetos da mostra de 1997. Mas a grande atração é o painel externo, que concretiza a inspiração do artista em Marcel Duchamp e em outros nomes que inseriram coisas do dia a dia no circuito das artes.

“Não é uma obra figurativa, nem abstrata, nem um verso, nem uma frase. É um poema visual que trabalha com um sentimento de estranheza”, define o autor. “Porque, se você não sabe onde está, também não tem para onde ir.”

Ou, como bem percebeu a jovem que interrompeu Jungle, se você não sabe onde está, pergunte ao Google.

Você Está Aqui

  • Quando De sábado (25) até 26 de abril
  • Onde Museu de Arte Contemporânea (av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, parque Ibirapuera)
  • Preço Grátis
  • Autor Tadeu Jungle
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.