Descrição de chapéu Cinema Oscar 2020

Joaquin Phoenix faz discurso militante no Oscar e termina a noite com lanche vegano

Ator venceu neste domingo (9) prêmio de melhor ator por seu trabalho no filme 'Coringa'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Joaquin Phoenix venceu neste domingo (9) o Oscar na categoria de melhor ator por seu trabalho no filme "Coringa" e agradeceu a estatueta com um discurso recheado de críticas às desigualdades sociais.

Após a cerimônia, o ator foi fotografado comendo um lanche vegano com sua noiva, Rooney Mara, ao lado do troféu. A imagem foi publicada nas redes sociais. 

“Seja falando sobre desigualdade de gênero, racismo, direitos dos LGBTs, dos indígenas ou dos animais, estamos falando sobre lutar contra a ideia de que uma nação, uma raça, um gênero ou uma espécie tem o direito de dominar, controlar, usar e explorar outros sem impunidade. Acredito que nos desconectamos demais do mundo natural e nos sentimos culpados por ter uma visão egocêntrica”, disse Phoenix ao subir ao palco, em Los Angeles (EUA). 

Ator Joaquin Phoenix ganha Oscar de melhor ator em 2020, por seu trabalho em "Coringa"
Ator Joaquin Phoenix ganha Oscar de melhor ator em 2020, por seu trabalho em "Coringa" - Frederic J. Brown/AFP

O artista afirmou que não se sente superior a nenhum dos outros indicados ou a qualquer pessoa ali presente porque, segundo ele, todos compartilham do mesmo amor pelo cinema.

“Entramos no mundo natural e roubamos seus recursos. Nos sentimos no direito de inseminar artificialmente uma vaca e então roubar seu bebê quando ele nasce, mesmo que seus gritos de angústia sejam perceptíveis. E então bebemos o leite que é destinado ao bezerro e colocamos em nosso café e cereal. Quando usamos amor e compaixão como nossos princípios, podemos criar, desenvolver e implementar sistemas de mudança que são benéficos para todos os seres e ao meio ambiente”, continuou ele emocionado.

Phoenix finalizou seu agradecimento parafraseando um trecho de uma música composta por seu irmão, River Phoenix, morto em 1993: "Vá ao resgate com amor, e a paz o seguirá". 

Após a cerimônia do Oscar, o ator foi fotografado ao lado de sua noiva, Rooney Mara, comendo um hambúrguer vegano em frente a lanchonete Monty’s Good Burger, em Los Angeles. O troféu do Oscar aparece ao lado do casal. A foto, de Greg Williams, viralizou nas redes sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.