Ópera do americano Bob Wilson é destaque nesta quinta-feira de quarentena

A dupla sertaneja César Menotti e Fabiano também prometeu uma live no YouTube para as 20h30

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quinta (16).

Teatro

Neste link, é possível ver na íntegra a ópera "Einstein on the Beach", uma das obras mais importantes no repertório do encenador americano Robert Wilson, com música composta por Philip Glass, agora com direção nova, de Daniele Finzi Pasca. A peça é inspirada na vida e na carreira de Albert Einstein, porém sem uma história linear. São quatro horas de peça, de imagens que refletem o rigor formal tanto de Wilson como de Glass.

Cena da peça Einstein on the Beach, de Bob Wilson
Cena da ópera 'Einstein on the Beach', na antiga versão de Bob Wilson - Divulgação

Música

Formada há 20 anos, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano prometem para esta quinta, às 20h30, a exibição de uma apresentação musical com seus sucessos no Youtube.

Cinema

Nesta quinta (16), às 19h, o Instituto de Cinema vai promover um bate-papo com o diretor Bruno Barreto numa Live em sua conta no instagram. Barreto é um cineasta brasileiro, diretor de filmes como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de 1977, e "O Que É Isso, Companheiro?", de 1997, indicado ao Oscar de filme estrangeiro.

Artes plásticas

No projeto Artists’ Film International, o centro cultural britânico Whitechapel exibe uma seleção de filmes de arte e animações assinadas por artistas de diversos países. Um dos destaques é "In Grammar of Gates / Gramática de las Puertas", de 2019, obra do mexicano Miguel Fernández de Castro. No trabalho, o artista traz imagens de paisagens da fronteira entre seu país e os Estados Unidos.

Livros

Nesta quinta, Adriana Novaes, que tem pós-doutorado em filosofia na Universidade de São Paulo, dá continuidade a seu curso sobre a obra de Hannah Arendt, conhecida por seus estudos sobre o totalitarismo e em especial pela análise do julgamento do nazista Adolf Eichmann em Israel. No fim do curso as quatro aulas ficarão disponíveis no Youtube para os inscritos. O curso custa R$ 168.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.