Show de Tom Zé e festival de baladas virtuais são destaques desta segunda

Data ainda tem programas para os pequenos, como atividade de contação de histórias e peças infantis filmadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta segunda (1º).

Música

Tom Zé
Grande nome da MPB desde a tropicália, o baiano se apresenta na plataforma de streaming da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Cultura em Casa, às 21h30.

Noite

Festival Radiação
Começa para valer nesta segunda (1º) o festival diário que reúne 30 festas e coletivos de 13 cidades do Brasil e uma do Chile ao longo do mês. Das 19h às 20h, o DJ set fica por conta da festa Blum, de música eletrônica. A transmissão é pelo canal do evento no YouTube.

Cinema

Casa de Cinema de Porto Alegre
A Casa de Cinema de Porto Alegre disponibilizou, durante a quarentena, 43 títulos para serem vistos de forma gratuita na sua página do Vimeo. Entre eles, estão dois títulos de um dos seus fundadores, Jorge Furtado —“Ilha das Flores”, de 1989, e “Meu Tio Matou um Cara”, de 2004. Além de duas temporadas do programa “Grandes Cenas”, que analisa trechos de clássicos do cinema brasileiro e latino-americano.

Comida

Processo Criativo na Construção de um Cardápio
Bel Coelho ministra curso ao vivo em que ensina a criar um menu por meio de referências, inspirações e experiências gastronômicas. O preço da inscrição é de R$ 367. Mais detalhes da transmissnao podem ser encontrados no site somosfoodness.com.br.

Artes plásticas

Élle de Bernardini
A Enciclopédia Itaú Cultural publica uma entrevista com a artista trans Élle de Bernardini como parte da série “Cada Voz”. Nela, Bernardini relembra sua trajetória no balé clássico —ela chegou a frequentar a Royal Academy of Dance, em Londres—e seu início nas artes plásticas.

Criança

CCBB Educativo em Casa
O Centro Cultural Banco do Brasil lança, no seu site e nas suas redes sociais, uma programação inédita com atividades educativas para crianças e adultos. No caso dos primeiros, uma ação na qual vale ficar de olho é “Historietas”, que incentiva os pequenos a criarem enredos de forma colaborativa, com jogos e desenhos. O projeto ainda conta com a presença ilustre de artistas como Denilson Baniwa, Gisela Motta, Lia Chaia, Tatiana Blass e o grupo Giramundo.

Oi Futuro
O centro cultural acrescenta três outras peças filmadas ao seu catálogo virtual, que podem ser vistas até o dia 21 deste mês. Todas são musicais. “Isaac no Mundo das Partículas” explora a física das partículas por meio de uma encenação que mais lembra um show de rock. A metalinguística “Choro de Pixinguinha” mostra colegas de escola que decidem montar um espetáculo biográfico sobre o mestre do choro. E “Makuru — Um Musical de Ninar” relembra o universo das cantigas de ninar, dando vida às figuras e personagens do folclore brasileiro que o habitam.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.