Descrição de chapéu Filmes

Artistas americanos criticam pouca diversidade racial nos estúdios de Hollywood

Indústria do entretenimento enfrenta novas críticas após onda de protestos antirracistas nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alicia Powell Rollo Ross
Reuters

Hollywood ficou sob os holofotes em 2015 pela falta de diversidade, quando o movimento #OscarsSoWhite destacou a escassez de indicações de artistas negros para o principal prêmio da indústria cinematográfica.

Agora, após os protestos em massa desencadeados pela morte de George Floyd sob custódia policial dos Estados Unidos, a indústria do entretenimento enfrenta novas críticas por não fazer o suficiente para incluir pessoas negras na frente e atrás das câmeras.

A Reuters perguntou a atores, diretores, escritores e produtores que mudanças eles gostariam de ver em resposta ao novo impulso pela igualdade racial no país. Abaixo, estão as respostas.

Rapper e ator LL Cool J

“Gostaria de ver mais liderança em Hollywood. Gostaria de ver os afro-americanos conseguirem e negociarem melhores acordos. Gostei de ver muitos desses mitos desconstruídos, como toda essa ideia internacional de ‘isso não vende’ quando, na verdade, ‘Pantera Negra’ faturou US$ 1 bilhão. São só mitos remanescentes de uma maneira antiquada de pensar que não se aplica mais. Acho que as regras são diferentes agora. Temos uma geração de pesoas muito espertas aqui, que defende aquilo em que acredita. E eu amo isso.”

Atriz Kiki Layne

“Responsabilizem Hollywood, caramba. Eles precisam começar a ficar mais conscientes de como somos retratados, como isso nos afeta na vida cotidiana e serem responsabilizados pelo poder que está na representação no cinema e na televisão. Então é melhor eles agirem juntos antes de voltarmos.”

Kiki Layne em tapete vermelho de 76ª edição do Globo de Ouro, em 2019. Atriz negra sorri para câmera
Kiki Layne em tapete vermelho de 76ª edição do Globo de Ouro, em 2019 - Valerie Macon/AFP

Diretora e escritora Gina Prince-Bythewood

“Tivemos muitos momentos decisivos, que deveriam ter sido o momento, mas esse parece diferente. O número de telefonemas que recebi de pessoas em posições de grande poder em Hollywood me fazendo perguntas, e não ficando na defensiva quando recebem uma resposta real e honesta, mas nos ouvindo. As mudanças que estão começando a ser feitas. Agora é sobre todos nós continuarmos pressionando para que este momento não se dissipe repentinamente.”

Atriz e produtora Charlize Theron

“A Hollywood branca deve ser responsabilizada. Acho que esse tem sido o maior problema, e não as minorias. Elas querem contar suas histórias, mas nunca tiveram acesso ou oportunidade. Não quero fazer parte do problema e, se estou em uma posição em que posso fazer algo para corrigir isso, tenho que fazer. É a coisa certa. Nem é a coisa certa, mas sim a melhor coisa a ser feita. Isso contribui para uma narrativa melhor.”

Produtora, diretora e escritora Ava Duvernay

“À medida que a indústria reabrir em agosto e setembro, com as pessoas voltando aos sets, o resultado final é que precisamos continuar a fazer a pergunta: ‘Quando olhamos em volta, existem diferentes tipos de pessoas que refletem o mundo real?’. Se a resposta for 'não', então você está falhando. Não há nada pior do que as pessoas não reconhcerem um problema, certo? Essa foi a primeira fase, e nós fizemos esse trabalho. Todo mundo sabe que há um problema.”

Produtor e escritor Tom Root

“Vi uma composição realmente assustadora de todos os diretores de todos os estúdios e agências e a pouca representatividade das minorias. Acho que nada vai mudar até que isso mude.”

Atriz e escritora Yvette Nicole Brown

“[A atriz] Amber Riley, de ‘Glee’, criou uma coisa chamada #UnmuteMe, que é uma oportunidade para pessoas negras falarem sobre o racismo que viveram dentro dos sets. Há muito racismo e violência ali. Muitas pessoas não se manifestaram porque simplesmente não se sentiam seguras e, por isso, ela criou essa hashtag para que todos possam se manifestar e saber que estão protegidos porque estão se manifestando. Espero que isso cause uma mudança.

"Eu não acho que exista um grupo em Hollywood tentando destruir os negros. Acho que as pessoas simplesmente não sabem que as coisas que estão dizendo e fazendo são prejudiciais. Depois que elas perceberem o que é uma microagressão, talvez possamos parar de fazer isso e criar cenários maravilhosos para todos.”

Criadora da campanha #OscarSoWhite, April Reign

“Não deve ser apenas uma questão de representatividade negra. Temos uma escassez de negras nas telas, mas os latinos estão sofrendo ainda mais. A comunidade AAPI [asiáticos-americanos e das ilhas do Pacífico] está sofrendo ainda mais. Os índigenas estão sofrendo ainda mais do que os negros. Espero que os estúdios ajam enquanto o assunto está quente. Não quero ver uma infinidade de filmes de resistência daqui a um ano, com alguns casais inter-raciais que encontram amor em um protesto ou alguma porcaria. Acho que há muitas histórias mais profundas que precisam ser contadas.”

Ator, produtor e escritor Will Ferrell

“Espero ver e facilitar mais envolvimento, mais força para as vozes negras em todo o espectro de Hollywood. Escritores, produtores, diretores, diretores de fotografia, quase todos os cargos em Hollywood, e usar qualquer moeda que eu tenha para tentar sempre promover isso.”

Ator Josh Gad

“Espero que, diferentemente de muitos momentos da história americana, isso se torne um movimento na história. Essa é a minha esperança. E talvez eu seja ingênuo, muito otimista. Mas tento abordar isso [em uma perspectiva] de um copo meio cheio, tentando fazer meu trabalho para continuar divulgando a mensagem.”

Atriz Rose Byrne

“Ter mais pessoas negras em posições de poder, seja executivo, criativo, em todos os setores. As porcentagens são muito baixas para negros e mulheres. Acho que isso deve ser tratado imediatamente.”

Ator e produtor Pierce Brosnan

“Celebração de todas as raças, celebração de toda a humanidade. Celebração de histórias, coração aberto e visão de como nossas comunidades interagem. Brancos e negros. E realmente abordar os problemas e as dificuldades das comunidades negras ao longo da história.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.