Descrição de chapéu Cinema

Festival de Berlim abandona premiações com distinção entre feminino e masculino

Evento deixa categorias que adotam gênero como critério de seleção para concorrer à estatueta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

A partir de 2021, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, não terá prêmios de atuação divididos por categorias de gênero. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (24) pela direção do evento, em nota.

A próxima edição, programada para ocorrer entre os dias 11 e 21 de fevereiro, não contará com os Ursos de Prata de melhor atriz e melhor ator. Em vez disso, entram as honrarias de melhor performance principal e melhor performance coadjuvante.

"Acreditamos que não separar os prêmios na área de atuação por gênero é um sinal para uma consciência mais sensível ao gênero na indústria cinematográfica", afirma um comunicado escrito por Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, diretores da Berlinale.

Na edição de 2020, a última do evento a adotar prêmios com distinção de gênero, a atriz alemã Paula Beer, que interpretou Undine no filme homônimo, e o ator italiano Elio Germano, que deu vida ao pintor Antonio Ligabue na biografia "Hidden Away", levaram os Ursos de Prata.

Festival com público

Na mesma nota, a direção do Berlinale anunciou que a edição de 2021 do festival está sendo planejada para ser um evento físico. Já o Mercado do Filme Europeu, que ocorre simultaneamente ao evento principal, terá um formato híbrido.

Em tom otimista, Rissenbeek e Chatrian disseram estar "satisfeitos que festivais com público fisicamente presente estejam ocorrendo lentamente de novo em todo o mundo".

"Os festivais e os mercados são locais de encontro e comunicação. Isso se aplica tanto ao público quanto à indústria. Vemos uma característica importante e única dos festivais em sua relação dinâmica com o público. Em tempos de pandemia do coronavírus, fica ainda mais claro que ainda precisamos de espaços de experiência analógica no âmbito cultural."

Pessoas usam roupas de gala em palco
Artistas sobem ao palco da 70ª edição do Festival International de Cinema de Berlim, em 29 de fevereiro de 2020 - Fabrizio Bensch/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.