Descrição de chapéu Folha, 100

Quarto volume da Coleção Folha mostra os brasileiros em atividades corriqueiras

Entre as fotos, há registros históricos, como o público lotando as arquibancadas do Morumbi na inauguração nos anos 1960

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É difícil alguém não ter lido recentemente reportagem sobre crise de livrarias, em dificuldades para vender volumes impressos. Agora, ler sobre “a morte do livro”, em 1969, parece piada. Mas não é.

No quarto volume da Coleção 100 Anos de Fotografia – Pelas Lentes da Folha, que chega às bancas no próximo domingo, aparece o interior da Livraria do Povo, sebo de altas estantes abarrotadas de exemplares. Ilustrou na Folha reportagem sobre um então crescente desinteresse pelos livros, em setembro de 1969!

O livro não morreu, claro, nem a memória de flagrantes curiosos que dão conteúdo a “Cotidiano – A Beleza do Dia a Dia”, o volume dedicado a imagens que captam pessoas em atividades corriqueiras.

Nos dez volumes da coleção, cada um acompanhado de um pôster impresso em papel especial, há mais do que a intenção de encantar o leitor.

As fotos trazem textos informativos com detalhes saborosos da época flagrada. São pequenas aulas de história a partir da foto. E as mais de 400 imagens escolhidas na coleção também prestam homenagem aos profissionais de fotojornalismo que contribuíram para que a Folha, em cem anos, desenvolvesse sua própria identidade visual.

Pela primeira vez, uma coleção traz exclusivamente imagens dos fotógrafos da Folha, pesquisadas entre cerca de 2,5 milhões de fotos do acervo do jornal. Entre eles, muitos premiados no Brasil e no mundo, como Angelo Pirozzelli, que registra em janeiro de 1955 uma fila de passageiros esperando por táxi na porta da estação da Luz.

Pedestre tenta evitar poça d’água no centro da cidade de São Paulo, em fevereiro de 1964 
Foto sem data de pedestre que tenta evitar poça d’água no centro da cidade de São Paulo - Folhapress

imagens singelas, como as garotas sentadas nos jardins de Santo Amaro, à espera do contato visual com os rapazes que davam voltas ao redor delas nas praças, e também registros históricos, como o público lotando as arquibancadas do Morumbi no jogo que inaugurou o estádio paulistano, em outubro de 1960.

Na comparação de um mesmo cenário em épocas diferentes, presente em todos os volumes, são dois flagrantes do trânsito no acesso à “ferradura”, a alça de retorno da avenida 23 de Maio, em São Paulo. O movimento de carros é mais intenso em janeiro de 1972 do que em novembro de 2020. Coisas da pandemia.

O pôster que vem com o volume é uma imagem de um bonde descendo uma das várias ladeiras de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Foi publicada na Folha em janeiro de 1975.

Os volumes da coleção chegam às bancas semanalmente, aos domingos, até 2 de maio, vendidos a R$ 24,90. Os três primeiros volumes, dedicados, pela ordem, a fotos da cidade de São Paulo, da história dos transportes no país e de crianças, podem ser comprados nas bancas ou pelo site da coleção. Há opções para encomendar todos os volumes.

A seguir, a coleção terá diversidade de temas no quinto volume, “Comércio – Do Pastel ao Vinil” (28 de março), e no sexto, “Brasileiras – Mulheres Inspiradoras” (4 de abril).

Coleção 100 Anos de Fotografia - Pelas Lentes da Folha
Compras pelo site folha.com.br/100anosdefotografia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.