Livro sobre assassinato de mulher trans em Portugal é tema do Encontro de Leituras

Autor de 'Pão de Açúcar', Afonso Reis Cabral, participa do evento em parceria com o jornal português Público dia 8 de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Encontro de Leituras, evento online da Folha em parceria com o jornal português Público, recebe em junho o escritor português Afonso Reis Cabral para uma conversa com os leitores sobre o seu livro "Pão de Açúcar", vencedor do prêmio José Saramago de 2019 e recentemente lançado no Brasil pela HarperCollins.

O romance é baseado numa história verdadeira que escandalizou Portugal em 2006, quando adolescentes mataram uma brasileira num crime transfóbico na cidade do Porto.

homem branco de cabelos castanhos usando jaqueta marrom e calça jeans
O escritor português Afonso Reis Cabral, autor de 'Pão de Açúcar' - Marta D'Orey/Divulgação

O episódio ficou conhecido no país como “o caso Gisberta”, como mostram recortes jornalísticos reunidos no final do livro, e a ele se atribuem mudanças significativas na legislação portuguesa de proteção à comunidade trans.

"Pão de Açúcar" é o segundo romance de Cabral. O primeiro, "O Meu Irmão", venceu o prêmio Leya em 2014.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre na segunda terça-feira do mês, e é coordenado pelas jornalistas Isabel Coutinho, do Público, e Úrsula Passos, da Folha.

O evento, que busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países, já recebeu os escritores Ondjaki, Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto, Marília Garcia e Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector.

O encontro com Cabral será no dia 8 de junho, às 18h de Brasília, via Zoom, na reunião de ID 912 9667 0245 ou neste link. A senha de acesso é 547272. A participação é livre e gratuita.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.