Descrição de chapéu Artes Cênicas

'Nica', de Elisa Band, disseca o que há de extraordinário em banalidades da vida

Peça online retrata temas diversos, que vão de colonização do Brasil até comportamento de formiga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Colonização do Brasil, amor, morte, alfândega, procedimentos cardíacos, moradia sob risco e até o comportamento das formigas. Embora esses temas pareçam distantes um do outro, formam, juntos, a esfera artística na qual a performer e escritora Elisa Band vem trabalhando há mais de quatro anos.

"O que esses elementos tão diferentes têm em comum é a nossa tentativa de lidar com nossos desencaixes, de tentar inventar jeitos possíveis de viver quando a vida parece impossível", afirma a artista.

O espetáculo “Nica” estreia nesta quarta-feira, em formato online, e promete retratar “rotas alteradas e caminhos desviantes” a partir de um depoimento pessoal sobre “um cateterismo” que envolve —e associa— as diferentes temáticas.

A peça, que será transmitida ao vivo pelo YouTube e Instagram do Sesc Ao Vivo, mescla ficção e realidade, oscila entre humor e acidez, inclui performances de dança e música e joga luz sobre "manifestações do extraordinário contidas dentro do banal", de acordo com Band.

"Nica" retrata histórias cotidianas que, de maneira inesperada, se transformam a partir de situações que fogem do controle do imaginário individual. Segundo Band, a peça é, em linhas gerais, uma grande celebração da vida.

"Esse trabalho vem sendo gestado há alguns anos e passou por três momentos em sua criação", conta Band, que é a diretora, dramaturga e atriz da peça.

Há cinco anos, a artista morou na Alemanha, onde estudou na Akademie Schloss Solitude, e deu inicio a um processo investigativo para criar um espetáculo solo. Mas foi só dois anos depois que ela retomou as dinâmicas de trabalho ao redor disso.

"Desde então, tenho trabalhado no desenvolvimento dessa criação, e em 2021, dentro de um laboratório de criações autorais, conduzido por Daniele Avila Small, dei corpo ao espetáculo", afirma Band.

A preparação da peça, então, ocorreu completamente em meio à pandemia do novo coronavírus, o que fez Band, assim como grande parte dos artistas brasileiros, se adaptar ao novo contexto e formular uma apresentação online, longe dos tradicionais palcos e plateias lotadas.

Desde a chegada da pandemia, no ano passado, as peças de teatro encenadas virtualmente começaram a se difundir pelo país e vem transformando o setor.

"A vontade de se apresentar num espaço físico, com pessoas, continua enorme, e a internet não substitui a presença física, mas isso é o que temos para hoje", afirma Band. "E, dentro desse contexto, é possível descobrir muitas potencialidades de criar uma obra cênica na internet."

Segundo ela, a diversidade de enquadramentos, de som e de iluminação, além do uso da câmera enquanto uma ferramenta de aproximação e distanciamento do ator, são grandes vantagens a serem exploradas nesse momento pelos profissionais do teatro.

O cenário da peça é a própria casa de Band. E o nome, "Nica", foi escolhido pela artista como uma forma de homenagear sua mãe, de 83 anos.

A trilha sonora do espetáculo será executada ao vivo pelo músico Peri Pane, autor dos três volumes do disco "Canções Velhas para Embrulhar Peixes".

Ao final da apresentação de "Nica", a equipe da peça abre um bate-papo com Daniele Avila Small, pesquisadora em artes cênicas que colaborou com a direção do espetáculo. Os espectadores que quiserem fazer perguntas as poderão enviar pelo chat.

Nica

  • Quando 5 de maio de 2021, às 19h
  • Onde YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc Ao Vivo
  • Preço Grátis
  • Dramaturgia, direção e atuação Elisa Band
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.