Saiba quem é a artista cristã autora da obra que estampa live de Mario Frias

Prima do secretário da Cultura e sobrinha-neta de pintora modernista 'faz de suas telas forma de se conectar com Deus'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Em sua live sobre a Lei Rouanet para artistas cristãos, o secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro, Mario Frias, escolheu como background uma pintura de uma artista cristã. A pintora é Diana Helman, prima de Frias e sobrinha-neta da artista Ione Saldanha, modernista influenciada por nomes como Alfredo Volpi e Maria Helena Vieira da Silva.

Live realizada nessa quinta (6) sobre as leis de incentivo para o artista cristão - Reprodução

"Arte inspirada por Deus", em inglês, é a primeira descrição de sua página no Instagram. Em seu portfólio online, as descrições de algumas de suas obras vêm acompanhadas de passagens bíblicas.

A obra que estampa a live de Frias, "Freedom", ou liberdade, em inglês, vem acompanhada da passagem bíblica "E tirou-me para um lugar espaçoso, e livrou-me, porque tinha prazer em mim", de Samuel.

Nascida no México, filha de uma brasileira com um argentino, Helman foi criada no Rio de Janeiro, próxima do ramo Saldanha de sua família materna, a mesma de Mario Frias. Esta descendente de uma importante modernista gaúcha hoje mora mais próxima de outro artista brasileiro, Romero Britto, na Flórida, nos Estados Unidos.

Uma de suas exposições mais recentes abriu em março no Consulado Geral do Brasil em Miami. "Sua arte é inspirada pela busca da espiritualidade", informa o boletim do consulado que anuncia a exposição. "Como orações pintadas, a artista faz de suas telas sua forma de se conectar com Deus."

Antes disso, chegou a expor suas obras no centro comunitário Maurice Ravel, em Paris, e no Miami Beach Botanical Garden. Começou expondo no estado do Rio de Janeiro, em locais como a tabacaria Candice, no shopping Vogue Square, na Barra Tijuca, no shopping Estação Itaipava, em Petrópolis, e no restaurante Clube do Filet, na mesma cidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.