Descrição de chapéu Livros

Morre Roberto Calasso, crítico de Kafka e um dos maiores editores da Itália

No ano passado, escritor, que presidia a editora Adelphi, publicou 'O Inominável Atual' e 'A Marca do Editor'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O escritor, crítico literário e editor italiano Roberto Calasso morreu, aos 80 anos, nesta quarta-feira (28), informou a editora Adelphi, presidida por ele até então. A causa da morte não foi anunciada.

Nascido em Florença, em 1941, o intelectual já publicou livros sobre textos védicos, um ensaio sobre mitologia grega, críticas literárias e reflexões contemporâneas sobre o setor editorial.

Homem lendo livro em palco
Roberto Calasso na mesa "A Vida Moderna em Kafka e Baudelaire", na Flip, em 5 de julho de 2013 - Danilo Verpa/Folhapress

No ano passado, o italiano publicou "O Inominável Atual”, em que definiu o mundo de hoje como um esvaziamento da ordem civilizatória, e "A Marca do Editor", em que reflete sobre a própria trajetória a partir do processo editorial e de importantes nomes da literatura do século 20.

"Agradecemos às inúmeras mensagens de carinho. Há muito mais a ser dito, mas, em momentos como este, o silêncio é preferível", diz a publicação da Adelphi nas redes sociais.

Fundada em 1962, a Adelphi, que hoje é uma das maiores editoras italianas, vinha sendo presidida por Calasso desde 1999. A editora é conhecida por publicar livros de nomes como Friedrich Nietzsche, Sándor Márai, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.