Descrição de chapéu Afrofuturismo já

Conheça Silvelena Gomes, ilustradora do especial Afrofuturismo

Artista cearense usa a representatividade negra e transforma dores em inspiração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ser preta, LGBTQIA+ e ilustradora é o que define a artista Silvelena Gomes, 27, convidada para ilustrar a edição sobre Afrofuturismo, realizado pela primeira turma de treinamento para jornalistas negros da Folha.

Nascida em Pacajus, interior do Ceará, a artista mora hoje em Fortaleza, onde ela cursa Publicidade e Propaganda na UFC (Universidade Federal do Ceará).

Em suas obras, a representação de negros está sempre presente. A ilustradora comenta que gosta de retratar e partilhar suas vivências. “Trabalho com múltiplas formas de representação do corpo preto em toda a sua complexidade, nuances, particularidades, dores e anseios”, ela diz. O compartilhamento de experiências também acontecem nos cursos que ela dá online, de ilustrações e colagens.

Ilustração 'Ficando Mais Forte', da artista SIlvelena Gomes
Ilustração 'Ficando Mais Forte', da artista SIlvelena Gomes - SIlvelena Gomes

Agora no último período do curso, ela lembra das dificuldades que enfrentou no início da faculdade: “Eu acordava às 4 da manhã para conseguir pegar o ônibus gratuito que a prefeitura disponibiliza”.

Essas dificuldades ganham expressão em seus trabalhos. Silvelena conta que usa as dores pessoais a seu favor, como inspiração. “Sigo meu mantra: criar para curar. Aprendi a ser artista desde que nasci. A arte me salvou muitas vezes do medo da morte e do peso de ter que ser alguém”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.