Descrição de chapéu jornalismo

Escritor Edney Silvestre concorre a vaga na Academia Brasileira de Letras

Jornalista confirma candidatura ao posto de imortal na cadeira 39, uma das quatro que serão abertas pela entidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista e escritor Edney Silvestre, de 71 anos, confirmou que vai disputar uma vaga de imortal na Academia Brasileira de Letras, a ABL, concorrendo à cadeira 39, anteriormente ocupada por Marco Maciel, vice-presidente da República nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso e morto em junho deste ano.

A vaga em questão será aberta oficialmente no dia 26 de agosto, quando ocorre mais uma das chamadas sessões da Saudade, em que os membros se despedem de determinado imortal que morreu e abrem a vaga correspondente. O primeiro desses eventos virtuais foi realizado na última quinta e os próximos serão realizados semanalmente até o final do mês.

O jornalista e escritor Edney Silvestre - Mathilde Missioneiro/Folhapress

A partir do dia de cada uma dessas sessões, os candidatos interessados têm 30 dias para se inscrever, e a Academia tem 60 dias para marcar o dia da votação. Silvestre deve ter como concorrentes os escritores Daniel Munduruku e Godofredo de Oliveira Neto, além de outros nomes ainda podem aparecer até o final de setembro.

Repórter da TV Globo, Silvestre lançou seu último romance, "Amores Improváveis", em junho deste ano. Seu trabalho mais célebre é sua primeira ficção, "Se Eu Fechar os Olhos Agora", que venceu o prêmio Jabuti de melhor romance e o prêmio São Paulo de Literatura na categoria estreante, em 2010.

Na última semana, a atriz Fernanda Montenegro também se candidatou a uma das vagas na ABL, e vai disputar a cadeira de número 17, ocupada pela última vez por Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março do ano passado. O cantor Gilberto Gil também disse que vai tentar se tornar um imortal da Academia, mas, segundo sua assessoria, ainda não é certo para qual vaga se candidatará.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.