Descrição de chapéu Cinema

Paulo José viveu anti-heróis da literatura no cinema; relembre alguns papéis

Ator interpretou Macunaíma e Policarpo Quaresma em filmes e viveu mecânico de bicicletas sonhador na televisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Paulo José, morto nesta quarta aos 84 anos, interpretou papéis marcantes no cinema e na televisão, além de ter digido minisséries e programas como o "Você Decide", em que o público escolhia o final da história por votação ao telefone. Confira alguns dos personagens aos quais ele deu vida.

Paulo, em 'Todas as Mulheres do Mundo', de 1966

No filme de Domingos Oliveira, espécie de comédia romântica, Paulo José vivia o sedutor e namoradeiro Paulo, que acaba se apaixonando perdidamente, numa festa de Natal, por Maria Alice, interpretada por Leila Diniz. O amigo de Paulo, Edu, é vivido por Flávio Migliaccio, com quem ele ainda faria outras parcerias. O filme ganhou uma adaptação em minissérie no ano passado.

Paulo José e Leila Diniz em 'Todas as Mulheres do Mundo', de Domingos Oliveira, de 1966
Paulo José e Leila Diniz em 'Todas as Mulheres do Mundo', de Domingos Oliveira, de 1966 - Divulgação

Macunaíma branco, em 'Macunaíma', de 1969

Em texto escrito em 2015 para a Folha, Paulo José conta como Joaquim Pedro de Andrade, diretor do filme, que tinha também no elenco Grande Otelo e Jardel Filho, encasquetou com o formato de seu nariz ao o convidar para viver a versão branca do herói sem caráter de Mário de Andrade no cinema.

Shazan, em 'Shazan, Xerife e Cia', entre 1972 e 1974

A partir da novela "O Primeiro Amor", exibida em 1972, surgiram os personagens Shazan, vivido por Paulo José, e Xerife, interpretado por Flávio Migliaccio, que construíam e consertavam bicicletas, sonhando com uma que voasse. A dupla fez tanto sucesso, que ganhou uma série até 1974, em que os dois viajavam num caminhão caindo aos pedaços até São Paulo para encontrar a peça mágica para fazer a magrela voadora.

Érico, em 'Araponga', de 1990

Na novela que parodiava filmes americanos de espionagem escrita por Dias Gomes, Lauro César Muniz e Ferreira Gullar, Paulo José interpretava um astrônomo que vivia no mundo da Lua. Ele era apaixonado por música e era casado com a personagem de Christiane Torloni, que tinha pouca paciência para seu comportamento avoado.

Orestes, em 'Por Amor', de 1997

Paulo José vive na novela de Manoel Carlos o ex-marido de Helena, personagem de Regina Duarte, e pai de Maria Eduarda, vivida por Gabriela Duarte. Rejeitado pela filha, ele vive o drama de um homem decadente e alcóolatra sustentado pela nova mulher.

Policarpo Quaresma, em 'Policarpo Quaresma', de 1997

No filme de Paulo Thiago, o ator vive o protagonista do livro clássico de Lima Barreto, do começo do século 20, sobre um homem patriota e de bom coração que sempre se dá mal. O filme tem ainda Giulia Gam e Othon Bastos.

Quincas, em 'Quincas Berro d'Água', de 2010

Paulo José deu vida a mais um personagem importante da literatura brasileira neste longa de Sérgio Machado inspirado em Jorge Amado em que um respeitável funcionário público abandona a família para andar com amigos de bebedeira pelas ruas.

Valdemar, em 'O Palhaço', de 2011

Em uma de suas últimas aparições no cinema, Paulo José vive o papel tocante de pai de Benjamin, o personagem de Selton Mello, que também dirige o filme. Eles formam a dupla de palhaços Puro Sangue e Pangaré, mas o filho está numa crise existencial e busca sentido e graça no circo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.