Descrição de chapéu
Cinema

Cenas de 'Shadow' têm jorros de sangue e adrenalina espetaculares

Entender o filme, de Zhang Yimou, é uma proposta estéril e, por isso, é melhor estabelecer uma relação sensorial com a obra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Shadow

  • Quando Estreia na quinta (12)
  • Onde Nos cinemas
  • Elenco Deng Chao, Sun Li, Ryan Zheng
  • Produção China, 2018
  • Direção Zhang Yimou

Quem entrar no cinema para ver "Shadow" esperando por um filme de ação protagonizado por antigos guerreiros chineses, como o pôster e as fotos de divulgação podem insinuar, terá de esperar uma hora dentro da sala para se satisfazer. Em sua metade inicial, o longa é um drama de intrigas palacianas em imagens escuras, algo claustrofóbico e, ao mesmo tempo, encantador. Depois, é a hora das lutas.

Demorou para o filme chegar ao Brasil. Zhang Yimou lançou o longa em 2018, o que aumentou a lista de obras arrebatadoras do cineasta chinês. Já que as imagens de chuva têm destaque neste filme, cabe aqui a brincadeira de afirmar que elogiar o diretor é chover no molhado.

Um prêmio do júri em Cannes, um Urso de Ouro em Berlim, dois Leões de Ouro em Veneza e três indicações ao Oscar de melhor filme internacional já bastam como suas credenciais.

Ter assistido a "Sorgo Vermelho", "O Clã das Adagas Voadoras", "Herói", "Lanternas Vermelhas" e "Tempo de Viver", os títulos mais conhecidos no Brasil na vasta filmografia do realizador de 69 anos, não é suficiente para evitar sentir estranheza ao ver "Shadow". Numa comparação grosseira, é como admirar uma obra visual abstrata. Não há uma linha de entendimento única para o complexo roteiro.

Entender o filme é uma proposta estéril. Compreender as reações aparentemente absurdas de alguns personagens e o significado de inúmeros rituais pode ser deixado de lado. O melhor é se relacionar sensorialmente com o filme.

Antes da trama, a estética guia o acompanhamento do longa. Se outros filmes do diretor são explosões coloridas deslumbrantes, aqui Zhang Yimou varia a saturação das cores, em muitos momentos reduzindo a imagem a preto, branco e cinza. A aplicação de coloridos mais fortes pauta os caminhos do roteiro, e a todo momento o resultado é belíssimo.

No interior de palácios e cavernas, as imagens são escuras, trabalham para um confinamento visual. Nas lutas, o espaço é amplo, com mais luz e um surpreendente cenário que usa bastante o símbolo chinês para o equilíbrio das forças yin e yang.

Os acontecimentos remetem à Era dos Três Reinos, no século 3º, época de divisões políticas e confrontos constantes na China. A disputa por uma região entre dois monarcas pode ser decidida em um duelo, anunciado no início da trama. Os dias que antecedem o embate exibem as relações entre o rei, ambicioso e violento, e o general que comanda seu Exército.

O monarca havia decidido manter relações cordiais com o reino vizinho, mas, sem sua autorização, o general convoca o duelo, no qual quer lutar. No palácio também estão duas personagens essenciais no roteiro, a princesa, irmã do rei, e a mulher do general. Como sempre em filmes de Zhang Yimou, as mulheres têm papel determinante.

cena de filme
Cena do filme 'Shadow', dirigido por Zhang Yimou - Divulgação

Descrito assim, o enredo não seria tão intrincado, mas falta apresentar o fundamental na história –a existência das sombras.

Antecipando em séculos a noção de dublês ou mesmo de clones, a sociedade chinesa da época selecionava pessoas muito parecidas com nobres e figuras de destaque. Elas, as sombras, eram mantidas em porões ou cavernas, de onde saíam apenas para atuar como substitutos em determinadas ocasiões, notadamente situações de risco.

Zhang Yimou entrelaça o que acontece entre o general e o homem escolhido como sua sombra e faz isso sem a menor preocupação em deixar evidente durante todo o tempo quem é quem. Daí surge a grande estranheza do filme, que é também seu maior mérito.

cena de filme
Cena do filme 'Shadow', dirigido por Zhang Yimou - Divulgação

Esse jogo de personagens é levado até a segunda parte do longa, que deve cativar sem misericórdia quem assiste às cenas de luta. Tudo fica muito distante das hoje manjadas coreografias que mostram guerreiros desafiando a gravidade ao flutuar no ar, recurso que foi celebrizado no blockbuster mundial "O Tigre e o Dragão".

Câmeras e atores se envolvem de um modo único, num resultado inesperado de grande beleza. Um dos diferenciais desses combates reside nas armas usadas. Além de espadas e lanças, os lutadores têm também armas presas às mãos e, o mais inusitado, guarda-chuvas.

Objeto tão trivial ganha características mortais quando pode disparar lâminas ou servir como uma espada cega contra o rival. Zhang Yimou tomou muita liberdade criativa ao usar esse arsenal e também não respeitou tão fielmente a verdadeira ação das sombras na China antiga. Tudo em nome de fazer um filme bom.

Sua obra é bem mais do que isso. É espetacular, tanto nas intrincadas relações de poder quanto no jorro de sangue e adrenalina em seus combates antológicos. "Shadow" não foi feito para ser entendido, mas para proporcionar extremo prazer sensorial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.