Descrição de chapéu Cinema

Espaço Itaú fecha 17 salas de cinema e agora investe no streaming como alternativa

Rede encerra atividades em Salvador, Curitiba e Porto Alegre, se mantendo apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dezessete salas de cinema do Espaço Itaú fecharam suas portas, nesta quinta-feira (16), anunciou a instituição, em nota. O encerramento das atividades ocorreu nas unidades de Salvador, de Curitiba e de Porto Alegre.

Fachada do cinema
Espaço Itaú de Cinema Augusta, localizado em São Paulo, na rua Augusta, 1475 - Gabriel Cabral/Folhapress

Mantendo as operações somente em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, o Espaço Itaú de Cinema promete ainda intensificar a atuação na plataforma digital Itaú Cultural Play, serviço de streaming gratuito lançado em junho deste ano.

De acordo com a nota divulgada, as salas de Salvador, Curitiba e Porto Alegre vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019.

O cinema que operava no Bourbon Shopping Country da capital gaúcha vai continuar, mas não mais como Espaço Itaú. A operação será transferida para o empresário Adhemar Oliveira —em São Paulo, é diretor de programação do Cinesala.

Ao lado de Claudio Marques, Oliveira assumirá ainda as operações do Cinema Glauber Rocha, em Salvador —novamente, sem o selo Espaço Itaú.

Em nota, a empresa afirmou que o "cinema permanecerá fechado para a realização de obras e mudanças necessárias (troca de programação visual, adequação de sistemas digitais, etc.) com reabertura prevista para breve", e que o plano é manter o mesmo estilo de programação, conjugando o cinema comercial e independente.

Em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19, o setor de cinema tem passado por mudanças significativas, como o fechamento —temporário e permanente— das salas de exibição, adiamento de filmagens, novas regras em grandes premiações e o fortalecimento dos serviços de streamig, já que durante o isolamento social as plataformas digitais foram para muitos a única alternativa de assistir a filmes.

"A redução da operação física não representará diminuição de alcance das ações do espaço", diz a nota. "Ao contrário, a rede está intensificando a atividade de difusão digital em parceria com o Itaú Cultural Play."

"Ao fortalecer a distribuição por streaming, mais consumidores serão alcançados, levando o Espaço Itaú de Cinema para todos os cantos do país", afirma Beatriz Schmidt, diretora financeiro-administrativa do Espaço Itaú de Cinema.

Embora ressalte que o objetivo do Itaú Cultural Play seja difundir a produção audiovisual brasileira gratuitamente, Schmidt diz ser possível "que em algum momento o Espaço Itaú de Cinema passe a ter na plataforma um catálogo de filmes que poderá vir a ser pago".

Entre as unidades que continuam abertas, 25 são em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e nove em Brasília. A parceria entre o Espaço Itaú e a plataforma estabelece que a cada dois meses novos filmes serão lançados no Itaú Cultural Play.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.