Descrição de chapéu Livros quadrinhos

Série de HQs 'Confinada', sobre conflitos entre patroa e empregada, vai virar livro

Obra expõe tensões raciais e de classe, com quadrinhos que viralizaram nas redes e são repletos de drama e humor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto Fran vê a pandemia da Covid-19 como uma oportunidade para crescer na vida, Ju se sente coagida a morar com Fran, sua patroa, e é submetida a uma dura rotina de humilhações e assédio moral. Esse é o enredo de "Confinada", série de quadrinhos que viralizou nas redes sociais e chega às livrarias em novembro.

Além dos capítulos que já foram publicados nas redes, o livro traz mais quatro inéditos e posts das protagonistas em seus perfis de Instagram.

Ilustração de livro traz uma mulher negra numa piscina
Capa do livro 'Confinada', de Leandro Assis e Triscila Oliveira - Divulgação

Surgida no início da pandemia, "Confinada", de Leandro Assis e Triscila Oliveira —ambos chargistas deste jornal—, é um spin-off de "Os Santos", outra série de quadrinhos dos autores que é repleta de críticas sociais.

Racismo, desigualdade social, heranças escravocratas e assédio moral são alguns dos assuntos abordados pela história, que combina drama e humor.

"A Fran é sobrinha dos Santos. Ela é uma influencer milionária que mora num apartamento luxuosíssimo em São Conrado, com vista de frente para o mar e para a favela da Rocinha. Em 'Confinada', ela está isolada em casa com sua trabalhadora doméstica por causa da pandemia", conta Assis.

Com a chegada do coronavírus, a influencer começa a fazer posts "gratiluz", carregados de positividade e alto astral, dando dicas de saúde e bem-estar. Para ela, a pandemia não passa de uma oportunidade para se conhecer.

Do outro lado da casa, Ju vive a quarentena sob duras exigências de Fran, que, além de desrespeitar a empregada, desconta nela suas frustrações da vida.

"Muita gente começou a perguntar se ia virar um livro e a gente começou a conversar sobre a possibilidade", afirma Oliveira. "No início do ano a gente fechou um contrato com a Todavia. Mas lançar um livro não era um objetivo desde o início. Estou muito emocionada com o lançamento."

"Confinada" será lançado no dia 6 de novembro. Para apoiar os autores, é possível comprar o livro na pré-venda e participar de uma campanha de crowdfunding, que tem o objetivo de disponibilizar exemplares da obra em bibliotecas do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.