Descrição de chapéu
Cinema

'Tick, Tick... Boom!' esbanja talento de Andrew Garfield

Homenagem musical ao universo do teatro dos Estados Unidos remete a 'Rent' em saga de jovem compositor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tick, Tick... Boom!

  • Onde Disponível na Netflix
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Andrew Garfield, Vanessa Hudgens, Bradley Whitford
  • Produção EUA, 2021
  • Direção Lin-Manuel Miranda

O que primeiro chama a atenção em "Tick, Tick... Boom!" é Andrew Garfield. Já se sabia que o ator era mais que um super-herói de matinê, com trajetória ainda curta mas consagrada, pelo espectro de emoção que demonstra. Não se sabia porém de seu potencial vocal, para o canto.

Ele próprio não sabia, pelo que diz Lin-Manuel Miranda, o diretor. É curioso que seja Garfield, quase um iniciante, a incorporar —e de maneira tão arrebatadora-- esta grande homenagem ao teatro musical americano recente.

Depois do célebre "Hamilton", Miranda já compôs para animação, atuou em filme e série, teve musical seu adaptado para cinema, mas só parece ter encontrado agora o seu lugar em Hollywood.

A direção de "Boom!" é atenta, detalhada e inventiva, desde a ampliação da história para além do "monólogo rock" original, de três décadas atrás. Mas também e sobretudo nos quadros musicais filmados quase como vídeos, remetendo à cultura pop da época.

É difícil achar um deslize sequer. Miranda não se dedicou à direção no teatro musical, em que o compositor é o centro da criação, e consegue um feito no cinema, em que o diretor também está no centro.

Jonathan Larson, o compositor e letrista de "Tick, Tick... Boom!", além de ator e personagem, é declaradamente o herói de Miranda no teatro. Como conta desde sempre, foi ao ver "Rent", também de Larson, ainda adolescente em 1996, que ele se aproximou dos musicais.

Foi quando percebeu que o teatro era seu contemporâneo e poderia dialogar com o que acontecia então, em música popular e no cotidiano de sua juventude nova-iorquina, sem se isolar num nicho, para iniciados. "Rent" foi para ele, como para muitos então, transformador.

"Boom!" já foi encenada no Brasil, a partir de 2001, quando deixou de ser monólogo e ganhou complexidade. Para o espectador, antes de mais nada anuncia, em algumas canções e muitas situações, "Rent". A cena de homenagem mais explícita ao teatro musical americano recente se passa numa lanchonete, onde o protagonista ainda tem que ganhar seu sustento, junto com outros aspirantes às artes.

O quadro, "Sunday", é uma adaptação, quase uma paródia, da música de mesmo nome em "Sunday in the Park with George", de Stephen Sondheim, morto em novembro. Na versão de Larson e agora Miranda, em vez de um pintor criando sua obra com equilíbrio, tensão e outros elementos, é um garçom —o protagonista, aspirante a compositor-- e seus clientes no "brunch" de domingo.

São eles, entre outros, a Bernadette Peters que protagonizou aquela primeira montagem do musical de Sondheim, a Chita Rivera do "West Side Story" de 1957, também de Sondheim, o Joel Grey de "Cabaret", Renée Elise Goldsberry e Phillipa Soo de "Hamilton" e sobretudo Daphne Rubin-Vega e Adam Pascal, o par trágico de "Rent".

São muitos os quadros que envolvem a presença maior de Garfield. E não está só —é acompanhado pelo melhor amigo, feito por Robin de Jesús, já veterano de Broadway, e pela cantora Vanessa Hudgens, em duetos que confirmam como Garfield descobriu um horizonte musical para si mesmo em "Boom!".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.